Dengue: País regista hoje 144 casos confirmados e nenhum óbito pelo vírus

26/09/2024 11:46 - Modificado em 26/09/2024 11:46

O País registou hoje 234 casos suspeitos de dengue, 144 positivos, nenhum caso hospitalizado ou de óbito e sem notificação de diagnósticos graves da doença, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo o Boletim Diário de Dengue desta quarta-feira, 25, Cabo Verde contabiliza 7.747 casos notificados pela doença, 4.944 confirmados e dois óbitos ocorridos na quarta-feira passada, sendo um no concelho da Praia e um nos Mosteiros, ilha do Fogo.

De acordo com o documento, em Santiago, os concelhos de São Salvador do Mundo, São Miguel, e as ilhas Brava, Santo Antão, São Vicente, Sal, São Nicolau e Boa Vista não foram diagnosticados casos suspeitos da doença.

Na liderança da tabela, a Cidade da Praia contabilizou 140 casos suspeitos do vírus, 106 confirmados sem registos de mortos, seguido de Santa Catarina com cinco casos confirmados, município de São Filipe do Fogo com sete positivos, com total de 21 casos suspeitos cada.

Na sequência aparece Mosteiros com 12 casos suspeitos e dois confirmados, Tarrafal de Santiago com 11 suspeitos e quatro positivos, Santa Cruz e ilha do Maio com oito casos cada suspeito e confirmado.

Os municípios São Lourenço dos Órgãos e São Domingos apresentam o menor número de casos com dois casos suspeitos e zero confirmado para São Lourenço e três casos suspeitos e três confirmados para São Domingos.

Dengue é uma doença aguda infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti e os sintomas mais frequentes são febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.

O Ministério da Saúde avisa que ao se sentir os referidos sintomas, as pessoas devem procurar o atendimento médico para ter orientações específicas.

Neste âmbito, adverte que para prevenção da disseminação da doença nas comunidades é necessário o engajamento “muito forte” de todos, desde os níveis individual, comunitário e institucional, com acções direccionadas ao combate ao mosquito e à diminuição de exposição a picadas deste.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.