Santiago Sul campeão e São Vicente vice-campeão nacional de Boxe

23/09/2024 10:55 - Modificado em 23/09/2024 10:55
Em cima foto Campeões nacionais Boxe (Santiago Sul) em baixo Seleção de São Vicente

A região de Santiago Sul foi a grande vencedora do campeonato nacional de boxe, que terminou ontem (22) à noite no Pavilhão Vavá Duarte, na cidade da Praia.

Dos 12 combates registados na final, cinco foram ganhos por pugilistas da Santiago Sul: Márcio Monteiro, categoria 60 kg, Admilson Carvalho, 63,5 kg, José Pereira 71 kg, Israel Nzewi, 86kg e, finalmente, Danielson Pina, categoria mais 92 kg. O jovem da LDR Boxe derrotou o experiente atleta olímpico Davilson Morais, decisão dividida, 2-1. 

Israel Nzewi é o novo campeão nacional na categoria 86 kg. O atleta da LDR Boxe já havia destronado Sifonelo Borges no regional de Santiago Sul. Agora, no Nacional, teve pela frente Adilson Brito, de São Vicente. Mas o combate não chegou ao fim, aliás ficou pelo primeiro assalto. O pugilista de São Vicente foi desclassificado por comportamento antidesportivo. Israel teve assim caminho aberto para a vitória.

Filho de mãe cabo-verdiana e pai nigeriano, Israel Nzewi é agora o campeão nacional de boxe nos 86 kg, uma categoria que vinha sendo dominada por Sifonelo Borges.

As cinco vitórias no campeonato nacional deixaram muito feliz a nova presidente da Associação Regional de Boxe de Santiago Sul. Hermem Freire destaca o trabalho feito pelos atletas e seus treinadores. Foi eleita este mês presidente da Associação de Boxe de Santiago Sul. Nesta qualidade, Hermem Freire festeja o primeiro nacional para a sua região.

São Vicente conquistou dois titulos. Elisiane Santos “Lili”, campeã nacional de boxe na categoria 52 kg. Elisiane em femininos e William Rodrigues, categoria 57 kg, deram os dois únicos títulos de campeões nacionais para ilha do Monte Cara neste campeonato nacional.

O Campeonato Nacional de Boxe teve apenas um combate em femininos. As pugilistas Vanessa Monteiro, de Santiago Sul, e Elisiane Santos, de São Vicente, disputaram o título na categoria 52 kg. Vitória para a são-vicentina, por decisão unânime, 3-0. Foi quarto título nacional para Lili, como é conhecida. Sobre o facto de ter havido apenas um combate em femininos neste campeonato nacional, Lili Santos pede as mulheres que se dediquem mais ao boxe.

Santiago Norte conquistou um único título. Foi na categoria 51 kg, com o pugilista Lenicker Fernandes, ele que, na final, bateu, um oponente de São Vicente, Patrick Fernandes.

Os pugilistas que chegaram da Diáspora estiveram também em grande. Ao todo, ganharam 4 combates: Elizandro Silva, na categoria 57 kg, derrotou na final Ricardo Andrade, de São Vicente, por decisão dividida dos juízes. Ailton Loureiro, nos 80 kg, venceu Amilcar Furtado de Santiago Sul, por decisão dividida dos juízes. Nos 92 kg, Rui Andrade, que chegou de Portugal, ganhou Emanuel Monteiro, de Santiago Norte, por decisão dividida, 2-1. E ainda vindo de Portugal, Admilson Tavares superiorizou-se a Ivan Gonçalves, de São Vicente. Vitória por decisão unânime dos juízes, 3-0. Apesar deste resultado, Admilson admite que foi um combate duro.

Admilson Tavares foi um dos pugilistas que representou a Escola Jorge Pina, de Portugal. Fundada por um cabo-verdiano, essa escola desenvolve um trabalho essencialmente de caris social. António Andrade é o treinador que orientou os pugilistas dessa escola no Nacional de Boxe.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.