A selecção cabo-verdiana de futebol conseguiu hoje a sua primeira vitória na qualificação para o CAN’2025, no triunfo, por 2-0, sobre a Mauritânia, em partida da segunda jornada do grupo C, realizada no Estádio Nacional.
Cabo Verde, que vinha de uma derrota ante ao Egipto, na jornada inaugural, tomou desde muito cedo as rédeas do jogo, dado que tinha obrigação de vencer.
O avançado Gilson Tavares, aos 26 minutos ganhou uma grande penalidade, convertida pelo capitão Ryan Mendes.
Antes, aos 17 minutos, na primeira chegada à baliza de Bruno Varela, os mauritanianos estiveram perto de marcar, com um remate perigoso de Amar, que quase gelou o Estádio Nacional.
Até o final da primeira parte, a selecção mauritaniana tentou reagir à desvantagem, mas sem importunar o guardião cabo-verdiano, que fez a sua estreia com a selecção nacional jogando em casa.
Na segunda parte, aos 75 minutos, fez uma cavalgada desde o meio campo cabo-verdiano para servir de bandeja Ryan Mendes para fazer o 2-0, para o gáudio dos adeptos presentes no Estádio Nacional.
Apesar de 20 minutos de tempo extra o marcador manteve-se inalterado e Cabo Verde garante os primeiros três pontos na corrida para o CAN’2025.
No outro jogo deste grupo o Egito venceu a Botswana por 4-0 e passa liderar a classificação com seis pontos. Cabo Verde é Mauritânia contam com três pontos cada e a Botswana ainda não pontuou.
Na próxima jornada, a terceira, marcada para 11 de Outubro, Cabo Verde recebe a Botswana, enquanto a Mauritânia medirá forças com o Egipto.
Os dois primeiros classificados apuram-se para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ser disputado em 2025 em Marrocos.
NN/Inforpress