As famílias que vão beneficiar do projecto hidro-agrícola de Gamboeza, no município do Porto Novo, em Santo Antão, vão ter à disposição 300 mil contos para créditos, valor que já está disponível no ecossistema da empresa Pro-Garante.
Esta informação foi confirmada hoje à Inforpress pelo vereador responsável pelo desenvolvimento económico local da câmara do Porto Novo, Valter Silva, que tem estado a acompanhar o projecto em representação da edilidade porto-novense, um dos parceiros desta iniciativa.
“Vão estar disponíveis 100 hectares de terrenos e um sistema de incentivos de 300 mil contos para os que querem transformar o sector agrícola no concelho do Porto Novo”, sublinhou este autarca, explicando que se trata do valor dos créditos disponíveis já pela Pró-Garante para os beneficiários deste projecto.
O projecto, financiado no quadro da cooperação húngara, está a cargo da empresa Água de Rega.
Uma delegação desta empresa visitou, semana passada, o município do Porto Novo no âmbito dos preparativos para o arranque deste projecto, em que o Estado já disponibilizou 100 hectares de terrenos para serem trabalhados e transformados em terrenos agrícolas, os quais serão posteriormente doados aos jovens e empresários do sector.
Segundo o vereador, uma sonda vai ser enviada a Santo Antão para iniciar de imediato os três furos que vão alimentar a unidade de dessalinização de água para a irrigação no âmbito deste projecto.
Porto Novo dispõe de vários perímetros hidro-agrícolas doados pelo Estado a famílias, estimando-se que já foram disponibilizados 61 hectares de terrenos para agricultura nos últimos anos, abarcando 276 famílias.
Inforpress/Fim