O Ministério da Saúde já enviou ao Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública os PCFRs dos médicos e dos enfermeiros aos sindicatos e às respectivas ordens profissionais para que possam emitir os competentes pareceres.
O Ministério da Saúde informou também que o anteprojeto do diploma que aprova o PCFR do pessoal do Instituto Nacional de Saúde Pública já está elaborado e encontra-se na posse das instituições competentes para efeitos de parecer.
A tutela acrescentou também que continua os trabalhos de criação das carreiras para as outras classes profissionais, nomeadamente o pessoal técnico de saúde, os inspectores de saúde e o pessoal de apoio operacional hospitalar, bem como as respectivas regulamentações.
O comunicado do Ministério da Saúde reitera o seu compromisso com a melhoria do quadro laboral das diferentes classes profissionais que integram o quadro dos recursos humanos do setor e assegura que, assim que tais diplomas forem concluídos, estarão também tornados públicos.