Nesta segunda edição da corrida de cavalos na localidade de Baía das Gatas, após o regresso em 2023, a Associação Hípica de São Vicente, realiza durante dois dias, na quinta-feira, 15 e no sábado, 17, duas competições, uma com cavalos Puro-sangue e outra com cruzados nacionais.
Para isso, assegurou, conseguiram mobilizar vários cavalos das diversas ilhas, mas infelizmente alguns obstáculos impediram a chegada de todos na ilha, contudo assegurou que os participantes vão dar “brilho” à prova, graças a parceria da Câmara Municipal de São Vicente, que mais uma vez aliou-se na realização desta prova.
“São 16 cavalos na categoria de cruzados nacionais, que são os cavalos filhos dos Puro-sangue com cavalos das ilhas e que são provenientes de Santo Antão, Sal, São Nicolau e São Vicente. São apenas cinco Puro-sangue, isso devido a problemas de transporte não conseguiram ter todos aqui, Estes correm no sábado”, explicou Nidia Araújo, presidente da associação.
“Apostamos no ano passado na reactivação deste evento, que foi suspenso em 2017, e acreditamos que vai ser anual”, apontou a presidente que é também veterinária
Neste sentido, garantiu que já têm tudo alinhado e queremos garantir a realização da prova para mostrar a força do hipismo que sempre foi uma tradição em São Vicente”, reiterou.
Segundo a mesma fonte, já tem o apoio financeiro, sendo que os prémios rondam os 250 mil escudos.
E no domingo, a associação encerra as atividades com salto com cavalos, às 16 horas. E à semelhança daquilo que aconteceu em Ribeira de Julião, Nídia Araújo garantiu que a pista vai estar vedada com todas as condições de segurança.
O objetivo da associação vai além da realização de uma única corrida. A ideia é redinamizar todas as atividades ligadas ao hipismo em São Vicente.
A corrida de cavalos agendada para a tarde de quinta-feira e sábado na Baía das Gatas promete ser um espetáculo desportivo inesquecível.
Elvis Carvalho |