O presidente da Juventude para a Democracia (JpD) enalteceu hoje, no Mindelo, os esforços do Governo para consolidar uma economia digital robusta, reconhecendo o potencial transformador das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento socioeconómico.
No Dia Mundial da Juventude, que se celebra hoje sob o lema “Dos cliques ao progresso, caminhos digitais dos jovens para o desenvolvimento sustentável”, Vander Gomes, em conferência de imprensa, lembrou os programas de formação digital que incentivam o empreendedorismo tecnológico e a criação de suportes, como o Centro Nacional de Dado, como exemplos de como o país tem investido no futuro digital.
Ademais, considerou, o empreendedorismo jovem, especialmente no domínio digital, surge como “um motor essencial” para a “alavancagem da economia cabo-verdiana”.
“As ‘start-up’ e iniciativas tecnológicas lideradas por jovens têm demonstrado um potencial significativo para criar novos empregos, diversificar a economia e colocar Cabo Verde no mapa como um centro de inovação tecnológica”, sustentou a mesma fonte, para quem o empreendedorismo digital oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver soluções criativas, com um impacto que pode ultrapassar as fronteiras nacionais.
Com os investimentos realizados, assinalou o líder da juventude do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Cabo Verde pode tornar-se “um líder regional” no domínio do digital e da sustentabilidade.
Por isso, sublinhou o papel que a juventude de Cabo Verde tem desempenhado na consolidação do Estado de Direito Democrático e no fortalecimento da democracia no país.
“Acreditamos firmemente que a juventude cabo-verdiana tem todas as condições para liderar o processo de transição para o digital em Cabo Verde, bastando acreditar e continuar investindo na formação de sectores-chave e na valorização das ideias inovadoras”, finalizou Vander Gomes.
A JpD vai assinalar a data ao longo do mês de Agosto e tem prevista para a próxima semana uma conversa aberta direccionada aos jovens do Paul (Santo Antão) e outras actividades e torneios desportivos na ilha de Santiago.
No final do mês, será a vez do município do Porto Novo (Santo Antão) acolher a 6.ª edição da Universidade do Poder Local, com temas relacionados com a transição digital nos municípios, sendo objectivo final do evento, conforme o líder da JpD, discutir temas relacionados com os municípios e formar e capacitar os jovens para melhor decidirem.
O Dia Mundial da Juventude celebra-se anualmente a 12 de Agosto com o objectivo de reconhecer o papel dos jovens nas sociedades e, este ano, adoptou-se como lema das comemorações “Dos cliques ao progresso, percursos digitais da juventude para o desenvolvimento sustentável”.
AA/HF
Inforpress/Fim