O Governo vai contemplar o pugilista David Pina com um valor de 500 mil escudos, pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris´2024.
“Como previsto no regulamento governamental que define o regime de prémios para as competições desportivas, David de Pina será contemplado com um valor de quinhentos mil escudos, pela conquista da medalha de bronze”, escreveu o primeiro-ministro na sua página de facebook.
“Será também condecorado pelo governo de Cabo Verde”, acrescentou Ulisses Correia e Silva, que reiterou que esta prestação de David Pina fica na história como o primeiro medalhado cabo-verdiano nos jogos olímpicos.
Para o primeiro-ministro, a Nação está orgulhosa deste grande momento do desporto cabo-verdiano.
David Pina perdeu hoje frente ao uzbeque Hasanboy Dusmatov e falha o acesso à final na categoria dos 51 quilogramas, dos Jogos Olímpicos de Paris’2024.
Num combate realizado no Arena Nord, David Pina, que tinha pela frente o medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro’2016, perdeu por 5-0, numa votação unânime dos cinco juízes.
David Pina termina, assim, a sua participação com a medalha de bronze, a primeira de sempre de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, uma vez que os dois semifinalistas vencidos têm direito à essa distinção do Comité Olímpico Internacional (COI).
Na caminhada para o bronze, David Pina venceu nos oitavos-de-final de final o tailandês Thitisan Panmot e no quartos-de-final derrotou o zambiano, campeão africano, Patrick Chinyemba.
Cabo Verde vai terminar a sua participação nestes Jogos Olímpicos de Paris’2024 no dia 11 de Agosto, com o maratonista Samuel Freire.
Integra a delegação cabo-verdiana um total de 26 elementos, dos quais os sete atletas qualificados, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do chefe da missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e responsáveis da COC.
Esta é a maior delegação de sempre de Cabo Verde (sete atletas) aos Jogos Olímpicos, que arrancaram no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto em Paris, onde participam cerca de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos.
Inforpress/Fim