As judocas cabo-verdianas, Djamila Correia e Silva e Carolina Francês, participam no Campeonato Mundial de Judo que arrancou este domingo, 7, em Doha, Qatar, prolongando-se até ao dia 14 de maio.
Conforme a Federação Cabo-verdiana de Judo, Djamila Correia entra em ação no dia 8 de maio, e a Carolina Francês no dia 10 de maio, neste Campeonato Mundial de Judo 2023. A atleta Djamila Correia já se encontra naquele país árabe do Sudoeste Asiático.
Correia e Silva é juntamente com o atleta Jordin Andrade, os pugilistas David Pina, Ivanusa “Nancy” Moreira, e Wilson Semedo, o esgrimista Victor Alvares, a ginasta Márcia Lopes, a judoca Carolina Francês, a nadadora Jayla Pina, e o taekwondista Nicalas Fernandes os atletas cabo-verdianos contemplados pela Bolsa da Solidariedade Olímpica para os Jogos Olímpicos Paris’2024.
Pela primeira vez na história, Doha sediará o evento, que terá cerca de 600 participantes de aproximadamente 100 países.
O Mundial terá 15 eventos em disputa, incluindo sete categorias no masculino e no feminino e o torneio por equipes no último dia. Além dos títulos mundiais, estão em jogo pontos valiosos para a corrida por vagas nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Cada judoca pode somar até 2.000 pontos no Mundial.
Na última edição, em 2022, o Japão foi o líder do quadro de medalhas, seguido pelo Brasil e pelo Uzbequistão, que sediou o torneio.
AC – Estagiária