A ENAPOR, empresa responsável pela gestão dos portos em Cabo Verde, apresentou hoje um balanço positivo referente ao primeiro semestre de 2024. Segundo o presidente do Conselho de Administração, Ireneu Camacho, a empresa registou um aumento notável em diversos segmentos, demonstrando um crescimento robusto tanto em relação ao ano passado quanto ao período pré-pandemia de 2019.
Os dados foram avançados em conferência de imprensa realizada no Mindelo, esta sexta-feira, com o PCA da empresa que gere os portos de Cabo Verde a destacar os principais indicadores de desempenho da ENAPOR. “A nível operacional, estamos a observar um crescimento significativo no tráfego de navios. Atualmente, contamos com cerca de 4.087 navios, o que representa um aumento de 9% em relação a 2023 e de 71% comparado a 2019”, afirmou Camacho.
Além do aumento no tráfego de navios, o movimento de passageiros também apresentou números positivos. “Contamos agora com cerca de 740 mil passageiros, um crescimento de 12% em relação ao ano passado e de 64% comparado a 2019”, acrescentou o presidente.
O impacto financeiro desse crescimento também foi destacado. “O volume de negócios da empresa cresceu cerca de 10% em comparação a 2023 e quase 2% em relação a 2019. Os rendimentos operacionais aumentaram 11% em relação ao ano passado e 4% em comparação ao período pré-pandémico”, explicou Camacho.
Para sustentar esse crescimento, a ENAPOR está investindo em infraestrutura e equipamentos portuários. “Que tínhamos infraestruturas para atracar navios de grande porte e promover cada vez mais o nosso tráfego e o tranship, que é um dos grandes objetivos fortes de Cabo Verde. E também estamos a trabalhar muito nos investimentos a nível de equipamentos portuários com o objetivo de melhorar a nossa eficiência portuária, melhorar também a nossa produtividade nos portos”, destacou Ireneu Camacho.
Entre os projetos em destaque, está o Global Gateway, financiado pela União Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento, que visa a expansão do Porto Grande e do Porto Novo. Além disso, o projeto de Onshore Power Supply fornecerá energias limpas aos navios que atracam nos portos cabo-verdianos.
Sobre perspectivas futuras, para 2025, a ENAPOR planeja continuar com a expansão de suas infraestruturas, incluindo a construção de novas gares marítimas no Porto do Tarrafal em São Nicolau e no Porto da Praia.
Por outro lado, o PCA da Enapor esclareceu que as obras do Terminal de Cruzeiros ficarão concluídas no mês de outubro deste ano, e afirmou que as obras têm andado em bom ritmo e descartando atrasos.
“Neste momento recuperamos as obras para finalizar as obras em outubro deste ano, ou seja, em outubro acreditamos que iremos finalizar as obras do Terminal de Cruzeiros, mas é importante frisar que nós não consideramos que as obras estão atrasadas”, disse.
Este responsável explicou que durante o projeto houve a necessidade de incluir um novo projeto que é o Onshore Power Supply, que visa fornecer energias limpas aos navios de cruzeiros que atracam nesse mesmo Terminal.
Ainda nesta conferência de apresentação de dados da Enapor, Irineu Camacho garantiu que até finais deste mês será feito o desassoreamento do Porto do Maio e, para efeito, já foi contratada uma empresa que vai executar o trabalho.
AC – Estagiária