A Associação Regional de Boxe de São Vicente expressou sua preocupação pelo crescente abandono de atletas da modalidade, atribuindo-o à ausência de competições nacionais nos últimos quatro anos. Em uma entrevista exclusiva ao Notícias do Norte, o presidente Valdo Reis destacou os impactos devastadores dessa lacuna no cenário esportivo regional, instando a necessidade urgente de medidas para reverter essa tendência preocupante.
“Este ano não recebemos verbas, mas já organizamos três competições. Somos a única associação que conseguiu realizar tal feito sem apoio financeiro direto”, afirmou Reis, ressaltando a determinação da associação em buscar parcerias com a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ) e outros parceiros.
O presidente enfatizou o impacto devastador da pandemia de Covid-19 no boxe local, destacando a importância das competições para manter viva a modalidade. “Sem verba, é difícil, mas até agora temos conseguido manter nosso boxe vivo”, afirmou Reis, reconhecendo a diminuição no número de atletas participantes e o desafio de motivar os atletas sem a perspectiva de competições nacionais regulares.
“A falta de incentivo é desmotivante para os atletas. Muitos já abandonaram por não termos campeonatos nacionais há quatro anos”, lamentou o presidente, criticando a falta de apoio aos atletas femininos e a predominância de investimentos apenas nos atletas masculinos para competições internacionais.
Este líder associativo afirmou que “o nosso boxe está fraco”, por conta destes quatro anos de “sofrimento”, o que a seu ver acabou por diminuir “drasticamente” o número de atletas.
Apesar dos obstáculos, Reis assegurou que a associação continua comprometida em melhorar a situação do boxe local, focando especialmente no desenvolvimento de novos talentos através de programas de formação. “Estamos trabalhando para reverter essa situação e proporcionar novas oportunidades aos nossos atletas”, concluiu.
A associação revelou não apenas os desafios enfrentados pela Associação Regional de Boxe de São Vicente, mas também a determinação de seus líderes em superar as adversidades em prol do desenvolvimento da modalidade em São Vicente.
AC – Estagiária