Derby volta a estar numa final 9 anos depois e Boa vista da Praia 14 anos depois para uma final inédita

30/06/2024 13:22 - Modificado em 30/06/2024 13:23

Boavista da Praia e Derby de São Vicente jogam uma final inédita, já que esta é a primeira vez que as duas equipas se encontram numa final da maior prova de clubes em Cabo Verde.

Para conseguir este feito, o Futebol Clube Derby, de São Vicente, venceu o Académico do Sal por 4-1, na tarde deste sábado, 29 de junho de 2024, em São Vicente, e conseguiu a vaga na final do campeonato nacional de futebol sénior masculino. Os golos foram apontados por Toy de Salamansa que fez o hat trick e Rodrigo. Yannick foi o autor do único golo da equipa do Sal.

Nesta segunda mão, Toy de Salamansa foi a grande figura desta meia-final ao marcar três dos quatro golos do FC Derby, quando a equipa precisava de pelo menos dois golos para passar à final. A equipa de São Vicente dominou completamente o jogo, com o Académico do Sal a conseguir marcar aos 53 minutos.

O Futebol Clube Derby integrou o grupo C, chegou às meias-finais como melhor segundo classificado da fase de grupos. Por sua vez, o Académico do Aeroporto, campeão da ilha do Sal, passou a esta fase do campeonato como o primeiro classificado do grupo A.

No outro jogo da segunda mão das meias-finais o Boavista da Praia também garantiu a passagem à final depois de um empate 0-0, beneficiando assim do golo marcado “fora de casa” no jogo da primeira-mão na ilha do Sal.

A final do Campeonato Nacional estava marcada para 5 de Julho, mas, devido ao atraso verificado no arranque da prova devido a problemas de transportes inter ilhas, foi remarcada para o dia 13 de Julho, pelas 15h30, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, conforme refere o comunicado da Federação Cabo-Verdiana de Futebol desta Sexta-feira, 21 de Junho.

De relembrar que o último título conquistado pelos Derby Futebol Clube, foi em 2005 contra o Sporting Clube da Praia. Após empate 1-1 na primeira mão, na segunda mão o Derby venceu por 4-3. Três anos depois em 2008, perdeu a final contra o Sporting Clube da Praia (1-0; 0-3) 

A última final disputada foi contra o Mindelense em 2015, que após empate 2 – 2 (1 – 0 0 – 1) perdeu nas grandes penalidades por 4 – 3.

De relembrar que até 2017, a final do campeonato de Cabo Verde de Futebol era disputada a duas mãos.

O Derby e o Boavista já conquistaram o título nacional em Cabo Verde por três vezes cada e este ano vão desempatar neste palmarés.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.