O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa na Cimeira pela Paz na Ucrânia, que irá decorrer na sexta-feira, 15, e no sábado, 16, na Suíça, anunciou hoje o Governo.
Em nota de imprensa, o Palácio da Várzea indica que a participação do país no evento sublinha o compromisso de Cabo Verde com a paz global e a ordem internacional, baseada em regras, num momento em que a guerra na Ucrânia “continua a devastar vidas” e a “desestabilizar a segurança europeia”, com “repercussões económicas sentidas em todo o mundo”.
A cimeira terá lugar na cidade de Bürgenstock, Suíça, e constitui uma plataforma para aprofundar os debates sobre a estratégia de paz ucraniana e outras propostas de paz que respeitem a Carta das Nações Unidas e os princípios da lei internacional.
“O objectivo é inspirar um processo de diálogo sobre como alcançar uma paz abrangente, justa e duradoura para a Ucrânia, estabelecendo um entendimento comum para um possível quadro de paz e definindo um roteiro para o envolvimento das partes no processo”, lê-se no documento.
À margem do encontro, Ulisses Correia e Silva irá reunir-se com o seu homólogo do Canadá.
O convite foi feito pelo Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que considera que a voz de África “é importante” quando se trata do apoio global a “uma paz justa” na Ucrânia.
Inforpress