A Associação Hípica de São Vicente (AHSV) está nos preparativos finais para a aguardada Corrida d’Sanjon, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, em Ribeira de Julião. Com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), a edição deste ano, conforme a organização promete ser uma das mais memoráveis, com prémios atrativos e uma organização reforçada.
O membro da agremiação, Edson Fortes, em declarações ao Notícias do Norte, expressou entusiasmo com o evento deste ano. “Estamos à espera de 13 a 14 cavalos. Neste momento são 7 os que já fizeram a inscrição. Os cavalos que vêm das outras ilhas fazem a inscrição quando chegarem aqui em São Vicente pagam a inscrição,” afirmou Fortes.
As inscrições, que estão abertas até 15 de junho, já contam com participantes confirmados de Santo Antão, São Nicolau e Sal. A presença de um concorrente da ilha da Boavista ainda está pendente de confirmação.
Após um longo período sem a tradicional corrida de cavalos, Fortes destacou a importância do apoio da CMSV para a realização do evento. “Anteriormente realizamos esta corrida com apoio de empresas, instituições, pessoas na diáspora, mas sem o apoio da autarquia. Nesta edição a Câmara é responsável pela logística e nós (AHRVS), estamos a organizar,” explicou Fortes.
Os prémios aumentados são um grande incentivo para os donos de cavalos. “Os valores dos prémios acabaram por incentivar mais os donos dos cavalos a participarem na corrida. A ideia era premiar até ao 4º lugar, mas acabamos por estender a premiação até ao 6º lugar,” revelou Fortes.
O evento começará no dia 22 de junho com as corridas de cavalos de apuramento, seguidas pela apresentação de salto com cavalos, protagonizada pelos alunos do Clube Hípico do Mindelo, no dia 23 de junho.
A grande final da corrida de cavalos também ocorrerá no dia 23, com prêmios distribuídos da seguinte forma: 200.000$ para o primeiro lugar, 160.000$ para o segundo, 120.000$ para o terceiro, 80.000$ para o quarto, 60.000$ para o quinto e 40.000$ para o sexto lugar.
A organização está confiante no sucesso do evento, afirmando que este será “uma grande corrida de cavalo dos últimos tempos”.
A edilidade já anunciou três dias de música, 21, 22 e 23, para celebrar o São João Batista.
De acordo com a publicação divulgada pela autarquia, na sexta-feira, 21, a partir das 20:00, deverão subir ao palco Djony do Cavaco, Pen Drive e Denis Graça. No dia seguinte, à mesma hora, estão programadas as atuações de Sizal, Klaudio Hoshai e Loony Johnson.
No domingo, às 17:30, deverão actuar os artistas Lateral, Rui Last One, Paulinha e o grupo Cabo Verde Show encerra o espetáculo.
Além das actuações musicais as festas de São João, uma das romarias com mais expressividade em São Vicente, serão marcadas ainda com a actuação espontânea de festeiros, a começar pelo “saltá lumnara” (saltar ao fogo), kolá san jon, performance de tamboreiros, vendas de comes e bebes, grelhadas, música, jogos de azar, rosários artesanais entre outros.
A parte religiosa também não é descurada, como todos os anos, a missa na capela da Ribeira de Julião deverá juntar centenas de pessoas para acender velas, pagar promessas e fazer preces a São João Baptista.
AC – Estagiária