Banco Alimentar preocupada com a segurança alimentar em Cabo Verde

8/06/2024 09:14 - Modificado em 8/06/2024 09:15

Em um cenário de sucessivas crises globais, a Presidente da Fundação Donana e do Banco Alimentar, Ana Hoffer Almada, ressalta a preocupação com a segurança alimentar em Cabo Verde e reforça a importância da educação e da paz para superar os desafios, no dia que se celebrou o Dia Mundial da Segurança Alimentar.

A Presidente da Fundação Donana, em declarações à rádio pública, enfatizou recentemente que a instituição tem recebido um número crescente de pedidos de assistência. Segundo a líder da fundação, “nos últimos tempos temos recebido muitos pedidos”, uma situação agravada pelas crises mundiais, incluindo guerras e secas.

Esta responsável mencionou que as consequências da crise da Covid-19 ainda são visíveis e impactam significativamente a segurança alimentar no país.

A Presidente do Banco Alimentar, destacou que, em 2022, as projeções já indicavam uma tendência de piora na segurança alimentar em Cabo Verde. “Era em 2022, não temos os dados agora em 2023, mas as projeções estavam a dizer que a tendência era para piorar. E é mesmo porque a seca continua, não sabemos se vamos ter chuva”, afirmou. Além disso, ressaltou que os conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia complicam ainda mais a situação.

Por outro lado, destacou a importância da educação na promoção da segurança alimentar e mostrou-se otimista em relação ao futuro. “Como eu já disse, eu sou otimista, eu sou muito positiva, eu espero que sim, estou a rezar e a pedir que este ano chova, que tenhamos alguma produção agrícola, que essas guerras que estão no mundo também acabem”, disse.

Com a comemoração do Dia Mundial da Segurança Alimentar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estão unindo esforços para integrar a segurança alimentar na agenda pública mundial.

Segundo Dona Ana, “a paz é fundamental, a paz interior, nossa paz e a paz no mundo”, reforçando que a construção da paz é essencial para enfrentar os desafios globais.

Neste 7 de junho, às Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Segurança Alimentar chamando a atenção e promovendo ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de doenças que podem ser transmitidas por alimentos.

Estima-se que mais de 200 enfermidades sejam originadas por alimentos inseguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.