A Enapor e a Polícia Judiciária rubricaram um protocolo de cooperação, que vai permitir a PJ entre outras valências, acesso à Janela Única, plataforma que vai ajudar a instituição a ter imagens e informações em tempos reais, garantindo provas técnicas através da videovigilância.
O protocolo foi assinado pelo Director Nacional da Polícia Judiciária, Manuel Da Lomba, pelo Presidente do Conselho de Administração da Enapor, Ireneu Camacho, e pelo Administrador Executivo, Eduardo Évora Lima.
Na prática, o referido Protocolo visa a utilização da Janela Única Portuária (JUP) a partir de todas as estruturas de investigação criminal da Polícia Judiciária, segurança e fiscalização, acesso remoto à plataforma de videovigilância dos portos nacionais, ações de formação e outros apoios pontuais.
Administração dos Portos de Cabo Verde, representado pelo PCA, Ireneu Camacho, realçou que a empresa, dentro da sua política de responsabilidade social e cultural, tem promovido protocolos com diversas entidades que possam ajudar os portos de Cabo Verde a desempenhar melhor o seu papel. No caso do protocolo com a PJ, garante, tem como principal objetivo concretizar uma boa aproximação com esta polícia científica.
Tendo em conta a responsabilidade de ambas instituições em matéria de segurança, prevenção e detecção de ilícitos em zonas portuárias, o Protocolo de Cooperação pretende incrementar ações preventivas e de repressão de crimes nos Portos de Cabo Verde e áreas circundantes.