Arrancou o Campeonato Nacional de Voleibol 2024, com a primeira etapa do circuito nacional a ser concluída em São Vicente, na praia da Laginha este fim-de-semana, 25 e 26 de maio, com a participação de seis duplas nacionais. A prova organizada pela Federação Cabo-Verdiana de Voleibol (FCV) está dividida em três etapas. A primeira foi conquistada pelas Irmãs Ludmila e Janice Varela.
O circuito nacional de vólei de praia, conforme o presidente da federação o objetivo essencial, neste momento, é que a dupla representante de Cabo Verde, Janice e Ludmila Varela, que estão apuradas para a fase continental de apuramento dos Jogos Olímpicos, tenham o maior número de competições nacionais, conjuntamente com as competições internacionais.
E desta forma terão o número de jogos possíveis, o que vai viabilizar a qualificação para os Jogos Olímpicos, caso consigam o apuramento, explicou o responsável máximo da modalidade no país.
Neste sentido, a federação, com a vinda do técnico brasileiro, Márcio Araújo, diz que foi traçado um projeto, de modo a ter o maior número de competições de Beach Volleyball.
“A nível nacional poucas ilhas têm vindo a aderir a Beach Volleyball, então prevemos reinício da prática da modalidade”, um passo, que segundo António “Txey” Rodrigues, espera que seja o “espelho” para outros atletas que praticam Beach Volleyball, e que estavam parados acreditarem que a federação pretende resgatar essa competição, de modo que tenha o maior número de provas, e assim o país poderá ter um maior número de atletas de Beach Volleyball.
Questionado sobre o motivos que nos últimos anos, as associações regionais e a própria federação terem abandonado a modalidade a sua sorte, com casos raros de provas em alguns municípios, Rodrigues admite que não existe um projeto projeto nacional, que seja um espelho para que haja o maior número de participações a nível regionais e, consequentemente, também participações a nível nacional.
E para que houvesse um recomeço, a federação optou por esta prova, com arranque em São Vicente e que vai encerrar com a participação de Ludmila e Janice Varela na fase continental de apuramento para os Jogos Olímpicos 2024.
E com isso, garante que será criado um projecto para dar maior visibilidade ao Beach Volleyball e, como se sabe, Cabo Verde é um país ligado aos desportos de praia e por ser muito procurado por turistas que escolhem o país para as práticas de turismo de praia.
E com isso, quer a FCV, fazer maior promoção desta modalidade, e quem sabe atingir grandes palcos a nível internacionais e fazer com que os atletas também tenham uma outra visão do que é o Beach Volleyball nacional e, depois, participar nas provas internacionais no circuito mundial.
A segunda etapa do Circuito Nacional do Campeonato de Voleibol vai ser disputada na ilha do Sal. E Tarrafal de Santiago acolhe a terceira e última etapa da prova.
Elvis Carvalho