A Primeira Dama de Cabo Verde, Débora Katisa Carvalho, será honrada com a Gran Cruz de Mérito Humanitário pela Instituição do Mérito Humanitário (IMH) da Espanha. A cerimônia está agendada para o próximo dia 25 de maio, às 18h30, no Hotel Palace, em Barcelona.
Conforme nota de imprensa, Débora Katisa Carvalho, reconhecida por sua incansável dedicação a diversas causas humanitárias, receberá a distinção por indicação do Secretário-Geral da IMH, Prof. Doutor Pedro Clarós, com aprovação unânime do Conselho Diretivo da instituição.
A IMH destacou a carreira exemplar e o compromisso da Primeira Dama com a solidariedade social, a formação profissional de mulheres, a luta contra as alterações climáticas, o apoio a crianças com necessidades especiais, e o combate à violência baseada no género e à violência sexual infantil.
A instituição enfatizou também o trabalho de Carvalho no apoio a crianças com déficits funcionais, auditivos e neurológicos, especialmente através da colaboração com a Fundação Clarós.
Esta parceria, sublinhou, tem sido vital para proporcionar procedimentos cirúrgicos, aparelhos auditivos gratuitos e consultas médicas a crianças em Cabo Verde, evitando assim a necessidade de deslocamentos ao exterior.
Fundada em 1999, a Instituição do Mérito Humanitário dedica-se a premiar indivíduos que demonstram uma excepcional dedicação ao trabalho humanitário e aos valores humanos.
A atribuição da Gran Cruz de Mérito Humanitário à Débora Katisa Carvalho reconhece o “valor inestimável” de sua contribuição para a promoção dos valores humanitários e seu impacto positivo nas vidas de inúmeras pessoas.