O Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial avançou que Cabo Verde está a celebrar resultados financeiros que são positivos, além de uma notável melhoria na gestão orçamental no início de 2024, comparativamente com o ano de 2023. Destaque para a redução do défice e a significativa diminuição da dívida pública, indicando um progresso substancial na estabilidade económica do país.
O Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, em nota, revelou que indicadores financeiros encorajadores em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O país testemunhou avanços notáveis em sua saúde financeira, com uma redução significativa do défice, diminuindo de 0,2% para 0,03% em relação ao ano anterior. Essa diminuição, sublinhou, reflete um controle mais eficiente das despesas e um aumento nas receitas.
Destacando-se nesse panorama está a redução da dívida pública, que caiu para cerca de 107,9% do Produto Interno Bruto (PIB), uma redução de 4,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Além disso, os resultados mostram um saldo Corrente Primário positivo de 2.264,7 milhões de CVE, equivalente a 0,8% do PIB, indicando uma gestão fiscal mais “robusta e consistente”.
O saldo Global Primário também apresentou um desempenho positivo, atingindo 1.161,4 milhões de CVE, ou seja, 0,4% do PIB, evidenciando a capacidade do país em gerar superávit em suas contas públicas.
O aumento significativo das receitas totais, impulsionado principalmente pelo incremento na arrecadação de impostos (aumento de 11,2%) e outras receitas (aumento de 23,7%). Resultante este que segundo o ministério esses números excluem a venda de Ativos Não Financeiros (ANF).
Destaca-se ainda o aumento expressivo nos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento, com um crescimento de 77,6% na execução dos investimentos líquidos em ativos não financeiros.
“Esses resultados refletem o compromisso contínuo do Governo de Cabo Verde em fortalecer a gestão das finanças públicas, melhorar a eficiência e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, indicou.