O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, fez um apelo enfático às famílias cabo-verdianas para que desempenhem um papel central na educação das gerações mais jovens sobre as alterações climáticas, marcando assim o Dia Internacional da Família.
Numa mensagem alusiva à data, o Presidente destacou a urgência de enfrentar as consequências das mudanças climáticas, que têm impactado severamente a vida das famílias, afetando os rendimentos e qualidade de vida. Neves instou as famílias a se empoderar na educação ambiental, fornecendo as informações e conhecimentos necessários para lidar com esses desafios.
No seu discurso, o José maria Neves ressaltou sua posição como Patrono da Década do Oceano e Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural, reforçando o apelo para que todas as famílias africanas, especialmente as cabo-verdianas, se empenhem na educação das gerações mais jovens sobre as alterações climáticas.
“Temos que trabalhar juntos para educar nossas crianças, adolescentes e jovens sobre os fenômenos das alterações climáticas e tomar medidas necessárias para mitigar seus efeitos nefastos”, afirmou o Presidente.
Além disso, Neves reconheceu os desafios sociais enfrentados pelas famílias africanas, incluindo desigualdades e pobreza, destacando a importância de um crescimento inclusivo e ambientalmente sustentável para garantir o bem-estar de todos.
“A preservação ambiental, os valores de trabalho, ética e responsabilidade são transmitidos primeiro nas famílias e depois na sociedade como um todo”, enfatizou.
No contexto do Dia Internacional da Família, o Presidente Neves chamou a atenção para a necessidade de uma maternidade e paternidade responsáveis, destacando a importância de proteger as crianças e promover a igualdade de gênero.
“Neste dia, devemos iluminar nossos caminhos para construir famílias mais fortes, empoderadas e resilientes, capazes de educar as gerações futuras para a preservação do meio ambiente”, concluiu o Presidente.