Associação Peixeiras do Mindelo celebra pela primeira vez em Cabo Verde o Dia Nacional das Peixeiras

15/05/2024 10:59 - Modificado em 15/05/2024 10:59

Na próxima sexta-feira, 17 de maio, a Associação Peixeiras do Mindelo marcará uma ocasião em Cabo Verde para comemorar o Dia Nacional de Peixeiras. Esta celebração coincide com o quinto aniversário da criação da Associação das Peixeiras do Mindelo, a primeira organização das mulheres peixeiras no país. Pela primeira vez, Cabo Verde se une para homenagear as mulheres que há décadas dedicam suas vidas à atividade de transformação e comercialização dos produtos de pesca.

A iniciativa da Associação das Peixeiras do Mindelo culminou na indicação do dia 17 de maio como o Dia Nacional das Peixeiras, por meio da resolução do Conselho de Ministros aprovada em 27 de março de 2024. Este marco reconhece não apenas a importância das peixeiras na economia local, mas também o papel fundamental que desempenham na comunidade, conforme nota enviada à nossa redação.

Desde sua fundação, a Associação de Peixeiras do Mindelo tem trabalhado incansavelmente para promover a união entre suas integrantes, transformar a percepção da sociedade sobre as peixeiras e fortalecer o empoderamento social, econômico e associativo do grupo.

Um dos projetos emblemáticos é o “Amdjer d txeu luta”, implementado em parceria com as ONGD Paz e Desenvolvimento e Coopera e financiado pela Cooperação Espanhola através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Entre os destaques das atividades programadas para o Dia Nacional das Peixeiras está o evento central, que ocorrerá no pátio da Réplica da Torre de Belém, às 14h, onde as peixeiras se reunirão com representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

O evento contará com a apresentação do livro de receitas “Nós Mar, nós sabor” pela Biosfera e música ao vivo de Yannick e Banda, além de atividades lúdicas para promover o autocuidado e o cuidado coletivo.

A celebração continuará com a inauguração da exposição fotográfica “Pexeras d’Soncente”, no Centro Cultural do Mindelo, às 18h00, um registro visual das profissionais da atividade de comercialização dos produtos de pesca, capturadas pela lente da fotógrafa Tania Macera.

Encerrando as festividades, nos dias 17 e 18 de maio, o público poderá assistir ao espetáculo teatral “Peles” no auditório do Centro Cultural do Mindelo, uma peça escrita e dirigida por Patricia Silva, da Escola de Teatro Xpressá. O espetáculo oferecerá uma reflexão profunda sobre o ciclo da Violência Baseada no Género nas relações afetivas, trazendo à tona questões cruciais para a sociedade cabo-verdiana.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.