Rodrigo do Futebol Clube Derby foi a figura de destaque dos “Azuis e brancos”, este sábado, 11 de maio, contra a Ultramarina, no jogo da segunda jornada do Grupo C. O FC Derby que entrou com “o pé” esquerdo na prova, driblou a situação em casa e perante o seu público fez uma excelente partida.
Os “Dragões da Praça Estrela” sob o comando técnico de Pepa Ramos confirmaram o favoritismo com quatro golos. Rodrigo fez os dois primeiros e Thiago e Toy de Salamansa, estabeleceram o resultado. Keviny marcou o golo de honra aos 81 minutos.
Além disso, a atuação no Adérito Sena, teve de tudo para empolgar os adeptos presentes no estádio, que viram o clube de São Vicente mostrar autoridade contra o melhor de São Nicolau.
Contudo foi a Ultramarina que entrou melhor no jogo, e esteve mais ofensivo nos primeiros seis minutos, com forte pressão na área adversária. Depois, o Derby assumiu a partida e demorou 11 minutos para abrir o placar.
Raro golo de canto directo batido pelo pé direito de Rodrigo que desbloqueou a partida. Calu, guarda-redes da Ultramarina, foi surpreendido pelo efeito da trajetória da bola batida pelo jovem jogador dos “Dragões” do Mindelo.
O segundo golo viria a surgir na sequência de um lance rápido de contra ataque com grande visão de jogo, o médio que joga a defesa no Derby, em profundidade isolou Rodrigo, mais rápido que o lateral Boica, que não conseguiu acompanhar, rematou para o fundo das redes, para o 2-0 aos 25 minutos.
O jovem tem feito uma excelente campanha esta temporada ao serviço do Derby.
O 3-0 viria a surgir ainda na primeira parte, numa jogada “pura” de contra-ataque e sem chance de recuperação da defesa da Ultramarina. Patchik bateu um livre, recuperação de Toy de Salamansa (17), que deixou para Nenass (16), que voltou a servir o companheiro em velocidade, e na sequência com espaço pelo lado esquerdo Toy assistiu Thiago (11), que com uma brilhante execução tira o adversário do caminho, rodopiou sobre si mesmo e atirou para o fundo da baliza da Ultramarina. Estavam decorridos 41 minutos.
Na segunda parte, a Ultramarina entrou com mais gás na partida, mas sem conseguir concretizar em golos e foi a equipa da casa a voltar a balançar as redes. Lance concretizado por Toy de Salamansa, aos 56 minutos, após assistência de Rodrigo pela direita.
O Derby ainda dispôs de uma grande oportunidade para uma mão cheia de golos, mas Lenny, recém entrado na partida, não conseguiu concretizar a jogada. Calu (guarda-redes) foi mais rápido e conseguiu desarmar o avançado do Derby.
Na etapa final o Derby começou a gerir o resultado e deu mais espaços à Ultramarina, que aproveitou bem e aos 81 minutos, numa grande jogada de combinação Hilário, que tirou Camará do caminho, cruzou para Patchik que assistiu Keviny para o golo de honra da equipa de São Nicolau. Grande jogada de envolvimento do ataque dos “encarnados” de Tarrafal de São Nicolau.
Com este resultado, o grupo C fica assim. Boavista da Praia, com seis pontos, FC Derby e Ultramarina têm os mesmos três pontos e os Sanjoanenses ainda não pontaram.
No próximo jogo, o Derby viaja para Santo Antão para defrontar o Sanjoanenses e o Boavista da Praia viaja para São Nicolau, contra a Ultramarina.
Elvis Carvalho