O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, participa da 1ª edição do Web Summit Rio, um dos maiores eventos de Tecnologia do mundo e o primeiro na América Latina, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, de 01 a 04 de Maio.
Durante o evento, Correia e Silva apresentará o tema “Transformação digital de uma nação” no painel “Cimeira de Inovação Corporativa”, no dia 03 de Maio, onde vai destacar a visão do Executivo sobre como a tecnologia e a inovação podem transformar o futuro de um país com recursos limitados.
O Chefe do Executivo, na sua página oficial do Facebook, enfatizou que Cabo Verde tem se dedicado à criação de um ecossistema digital capaz de impulsionar o desenvolvimento do país, com iniciativas como a plataforma “Cabo Verde Digital” que visa fortalecer a comunidade das TIC e apoiar na criação de um ecossistema digital por meio da capacitação e empreendedorismo tecnológico.
Além disso, acrescentou, o país tem implementado uma série de iniciativas públicas, como escolas de codificação para jovens, bolsas de estudo para criar empresas e incentivos para atrair nômades digitais para o país.
A participação de Cabo Verde no Web Summit Rio permitirá ao país ter um primeiro contato com o mercado latino-americano, representado por uma delegação composta por membros do governo, instituições ligadas ao ecossistema de inovação e duas startups selecionadas para representar o país.
Além disso, o Primeiro-Ministro terá um encontro bilateral no dia 2 de Maio, com o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que é também chefe de governo, para reforçar as relações políticas e de cooperação entre os dois estados.
Na sua agenda também constam outras atividades como uma palestra sobre “Segurança no Atlântico Sul” no Instituto Rio Branco em Brasília e um encontro com o prefeito de Niterói e a comunidade residente no Rio de Janeiro.
O Web Summit Rio espera reunir mais de 20.000 participantes, mais de 500 investidores, e cerca de 750 Start Ups. Cabo Verde terá assim um primeiro contacto com o mercado latino-americano, representado por uma Delegação composta por membros do Governo, Instituições ligadas ao ecossistema de inovação e duas startups selecionadas para representar o país.