O presidente do Tribunal de Contas, João da Cruz Silva, afirmou hoje que a auditoria ao Mercado do Coco, na cidade da Praia, ainda decorre estando no momento na fase do relato.
João da Cruz Silva falava hoje aos jornalistas, na cidade da Praia, após entregar, na Assembleia Nacional, os relatórios anuais de actividades do Tribunal de Contas, de 2023, e do Conselho de Prevenção Contra a Corrupção.
O responsável fez saber, ao ser questionado sobre o assunto, que um primeiro relatório já foi feito e entregue ao Governo e à Câmara Municipal da Praia, mas, mesmo assim, foi desencadeada uma nova auditoria.
“Esta auditoria está em curso, não terminou ainda, estamos na fase do relato, ou seja, a execução no terreno já foi feita e vamos juntar esse relatório da estrutura técnica”, precisou.
Segundo João da Cruz Silva, tiveram que suspender os trabalhos para fazer a auditoria à Presidência da República sobre o pagamento do salário da primeira-dama, afirmando que vão ser retomados e “mais tarde” serão divulgados os resultados.
As obras do Mercado do Coco iniciaram em 2011 pela Câmara Municipal da Praia, então liderada por Ulisses Correia e Silva, actual primeiro-ministro, e foram orçadas em cerca de 330 mil contos. Foram interrompidas e retomadas em 2015 e logo depois vieram a ser interrompidas novamente até a presente data.
Em 2019, o Governo disponibilizou à edilidade o valor de 350 mil contos, para a conclusão da infra-estrutura, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
Inforpress/Fim