Égua Marisia, de Santo Antão, montada pelo jóquei Énio dos Santos, sagra-se campeã da corrida de cavalos em Salamansa, enquadrada nas festividades de Santa Cruz, que marca o início das festas de romaria na ilha de São Vicente.
Raça Mau de Salamansa, montada pelo jóquei Deodato, ficou em 2.º lugar e Gentlemen montada pelo Jóquei Ruben conquistou a 3.º posição.
Na quarta posição ficou o cavalo Tranka Fulha, que ficou de fora da final depois de ter sido resgatado na repescagem, devido a lesão.
Enio Santos, Jóquei da égua vencedora, avançou que o objetivo era de conseguir o primeiro lugar, realçando que a égua tem dado mostras de ser a preferida das competições.
Participaram nesta prova nove cavalos, sendo quatro da ilha de São Vicente, três de Santo Antão e dois de São Nicolau.
A proposta de realizar a prova na comunidade foi da Associação Hípica de São, que segundo Nídia Araújo, fizeram uma pista de raiz que vai acolher pela primeira vez a corrida de cavalos.
Isto porque, explicou, antes essas festas incluíam apenas corridas de bote, estafetas, torneios de uril, bisca e damas, provas de futebol e de futebol de salão.
Além das actividades desportivas e culturais, a localidade de Salamansa recebe eventos de carácter religioso dos quais uma procissão de botes e a missa solene e bênção aos pescadores, peixeira se aos materiais de pescas que deverão acontecer no dia 03 de maio, Dia de Santa Cruz.
O responsável pelas festas de Santa Cruz, em Salamansa mostrou-se bastante satisfeito com a adesão de proprietários, não obstante as dificuldades.
Da parte do público, a emoção foi enorme e demonstraram a sua satisfação com a introdução desta prova que é uma oportunidade para reviver bons momentos, mas também para dar aos mais pequenos a chance de conhecer cavalos e sentir a emoção e adrenalina que se vive nos poucos segundos de disputa.
Elvis Carvalho