As profundezas do sonho de Kristy: o desejo de se tornar uma mergulhadora profissional

27/04/2023 17:16 - Modificado em 27/04/2023 17:16

Com apenas 19 anos, Kristilene Lima é uma mãe solteira de duas filhas, trabalhando como empregada doméstica e reside na localidade de Dji’Sal, na ilha de São Vicente. Ela concorda em colocar a mão na massa em qualquer trabalho para poder sustentar as filhas. Apesar de não ter concluído o ensino secundário, a jovem desafia as convenções sociais e segue seu coração, perseguindo seu sonho de se tornar uma mergulhadora profissional.

Com uma paixão pelo mar desde a infância, Kristilene está determinada a construir um futuro de independência e felicidade, buscando se capacitar para mergulhar nas profundezas do oceano.

Kristilene Lima também é carinhosamente chamada de Kristy e tem um sonho: tornar-se uma mergulhadora profissional. Mesmo sem ter concluído o ensino secundário, Kristilene está determinada a lutar por seu objetivo.

O que ela mostrou recentemente que sabe fazer muito bem é manusear equipamentos da construção civil.

“No começo, achei que podia fazer essa atividade de homens e tinha certeza que poderia o fazer, logo coloquei a mão na massa”, relata a jovem, que recentemente ajudou na desconstrução de uma casa.

“Não faço este trabalho de construção civil e aquele foi um momento que senti que podia e sabia fazer. “, acrescenta.

No entanto, o seu maior desejo é manusear equipamento básico de mergulho, nomeadamente, como óculos/máscara, tubos, barbatanas. A jovem contou ao Notícias do Norte que sempre teve uma paixão pelo mar, desde a infância, quando frequentava muito a praia de Cova Inglesa. Seu irmão é mergulhador profissional e outro gosta de surfar, o que acabou por despertar ainda mais o interesse de Kristilene por atividades ligadas ao mar.

Infelizmente, um amigo de Kristy morreu no mar há pouco tempo. Embora tenha sido uma tragédia, isso acabou por despertar ainda mais a curiosidade da jovem sobre o mundo subaquático.

“Mergulhar para mim é coisa de outro mundo. Sinto-me encantada pela beleza do mar, principalmente toda a sua área submersa. Acredito que há muita coisa para descobrir nas profundezas do mar”, comenta.

Esta jovem sonhadora pretende mergulhar não apenas para desfrutar da beleza aquática, mas também para pescar. Quer seguir os passos de seu irmão e se capacitar para se tornar uma mergulhadora profissional. “Até ao momento ainda não tive a experiência de poder mergulhar, mas quero me preparar para isso. Por ainda não ter nenhum equipamento, por várias vezes tentei mergulhar usando meu fôlego. É claro que com isso não se faz muita coisa”, disse.

Para alcançar seu objetivo, Kristilene tem planos para o futuro: “Quero concluir o ensino secundário para poder dar às minhas filhas um futuro melhor. Depois disso, quero me capacitar para me tornar uma mergulhadora profissional”.

A determinação de Kristy é admirável e inspiradora, e acredita que é um exemplo de que, com esforço e perseverança, é possível superar desafios e alcançar sonhos. Como ela mesma diz, “este é o sonho e quero que isto se concretize e acredito que isto vai acontecer”.

A mesma conta com o apoio de quem quer que seja para poder concretizar este sonho.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.