A Confederação Africana de Basquetebol delegou hoje a Angola a organização do Afrobasket’2025, prova na qual a selecção masculina cabo-verdiana lidera o Grupo B de qualificação com pleno de vitórias nos três jogos da primeira janela de qualificação.
Angola, de acordo com a Confederação Africana de Basquetebol, organizadora da maior competição africana a nível da modalidade, foi eleita em detrimento das candidaturas de Marrocos e da Tunísia, pelo que a prova deverá ser disputada entre as cidades de Luanda, Huíla, Namibe e Benguela.
Segundo o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Moniz Silva, os inspectores da confederação africana da modalidade vão, doravante, efectuar uma visita às quatro cidades angolanas para a definição dos três centros escolhidos para acolher os grupos da Afrobasket’2025.
Cabo Verde, refira-se, está bem posicionada para se qualificar para o 31º Campeonato Africano Sénior masculino “Afrobasket em 2025” já que logrou vitórias nos jogos realizados em Fevereiro na Tunísia diante do Uganda, Libéria e Nigéria.
À luz do regulamento a segunda janela de qualificação vai ser disputada de 18 a 26 de Novembro, estando a terceira e última fase de qualificação agendada entre os dias 17 e 25 de Fevereiro de 2025.
Esta vai ser a quarta vez que a República de Angola recebe o Afrobasket, depois das edições de 1989, 1999 e 2007.
SR/HF
Inforpress