Dia da Defesa Nacional – PR exalta engajamento dos cabo-verdianos na Defesa da Nação

5/11/2023 22:18 - Modificado em 5/11/2023 22:18

O Presidente da República de Cabo Verde, exalta o engajamento dos cabo-verdianos na Defesa da Nação, exortou à compaixão do mundo para com as vítimas de guerra e apela a um maior enfoque internacional na proteção do ambiente.

Na sua mensagem alusiva ao Dia da Defesa Nacional, que se celebra, esta segunda-feira, 06 de novembro José Maria Neves diz que o Dia da Defesa Nacional é uma oportunidade para enaltecer e apelar ao espírito de união dos cabo-verdianos em torno dos grandes desígnios nacionais, ao mesmo tempo que exorta a comunidade internacional a proteger as vítimas, sobretudo, crianças e mulheres, das guerras, nestes “dias sombrios” que o mundo vive e ao maior compromisso com a proteção ambiental.

Sobre o Dia da Defesa Nacional, o Presidente Neves recorda as origens da data para assinalar a grande campanha nacional realizada em 2009 para combater a epidemia da dengue, em 2009.

“Orgulha-nos a todos a forma firme e patriótica como, no dia 6 de novembro de 2009, Cabo Verde parou, se uniu, e cerrou fileiras para combater a epidemia da dengue que, na altura, nos assolava.

Dessa memorável jornada cívica ficaram lições duradouras, de relevante atualidade e oportunidade para o presente”.

Cerca de dez anos depois, considera o Chefe de Estado, enfrentamos e vencemos uma enorme e inédita crise sanitária, a pandemia da Covid-19.

“No presente, ainda enfrentamos desafios na área da habitação, saúde, saneamento do meio, seca, inflação, precariedade das ligações inter-ilhas, entre outros. Temos que seguir juntos, toda a sociedade mobilizada no país, e também contar com a disponibilidade da diáspora, para a proteção de Cabo Verde. É sempre reconfortante constatar que os cabo-verdianos sempre se engajaram em todas as lutas em defesa desta Nação “, elencou o Chefe de Estado.

Olhando mais longe no horizonte, o mais alto magistrado da nação José reflete sobre os “dias sombrios” de guerra em várias latitudes, e “reveladores de completo desprezo pela vida, principalmente de mulheres e crianças, e por tudo o que elas simbolizam em termos de esperança e de existência da espécie humana”.

Assim, o Presidente da República enfatiza “a nossa empatia e compaixão em relação às vítimas dessas lamentáveis ocorrências vêm na linha da defesa dos Direitos Humanos, inscrito na Constituição da República”.

Ao assinalar o Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado, recomenda o Presidente Neves, “devemos refletir sobre o nefasto impacto da guerra nos ecossistemas e nos recursos naturais, sendo que as suas consequências afetam principalmente mulheres e crianças”.

Enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural, manifesta a sua “preocupação com a sustentabilidade ambiental e mundial”, expressando o seu “veemente apelo para um maior enfoque internacional na necessidade da proteção ambiental e boa governança dos recursos naturais, no quadro da prevenção dos conflitos, manutenção de paz e construção da paz”.

Estes, recorda, “são os alicerces para um desenvolvimento sustentável, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e a África Que Queremos, preconizada na Agenda 2063 da União Africana”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.