Porto Novo: Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo exortam câmara e Governo a priorizarem conservação do pescado

31/10/2023 17:01 - Modificado em 31/10/2023 17:01

Os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, exortaram hoje a câmara e o Governo a priorizarem a instalação de uma unidade de conservação do pescado na comunidade piscatória.

A direcção da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo voltou a queixar-se do problema de conservação do pescado por que passam os operadores locais de pesca há cerca de ano e meio, desde que a unidade de produção de gelo local deixou de funcionar.

Esta associação exortou, assim, a câmara do Porto Novo e o executivo cabo-verdiano a apoiarem os pescadores do Tarrafal de Monte a resolver este problema, que tem estado a condicionar o sector da pesca nesta localidade, onde se situa um dos mais importantes bancos de pesca do arquipélago.

O dirigente da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, Carlos Pires, explicou à Inforpress que a máquina de gelo, instalada em 2015, não funciona “há muito tempo” para o desalento da classe que têm de recorrer às unidades de produção de gelo na cidade do Porto Novo ou em São Vicente.

Este representante dos pescadores disse que a classe precisa “com urgência” de resolver o problema de gelo no Tarrafal de Monte Trigo, comunidade que precisa de uma máquina com capacidade para, pelo menos, produzir uma tonelada de gelo.

Face à demora na resolução do problema, a associação local dos pescadores tem estado à procura de parceiros na tentativa de adquirir o equipamento, que custará à volta dos dois mil contos, segundo o responsável, informado que esta organização só dispõe de 700 contos.

Para 2024, a autarquia porto-novense prevê investir mais de quatro mil contos nas pescas no município do Porto Novo, sendo uma das apostas a fibragem de botes de boca aberta.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de visita, em Junho de 2022, a Tarrafal de Monte Trigo, anunciou a instalação do complexo de pesca nesta localidade, cujos estudos técnicos já estavam, nessa altura, em curso.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.