Carnaval/São Vicente: Samba Tropical muda itinerário e inicia desfile na Praça Nova

7/02/2024 15:30 - Modificado em 7/02/2024 15:30

A Escola de Samba Tropical entra no desfile de segunda-feira, 12, véspera do Carnaval, às 21:00, a partir da Praça Nova, ao invés da Praça Dom Luís, sítio de concentração e partida dos últimos anos.

A novidade foi avançada pelo presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV), Marco Bento, em entrevista à RCV, que indicou que Samba Tropical fará a entrada na Rua Lisboa através do percurso Praça Nova-Avenida 5 Julho, e cumprirá depois uma volta ao circuito habitual do desfile.

Ao fazer o ponto da situação dos preparativos para o desfile oficial de terça-feira, 13, a menos de uma semana do Carnaval, Bento confirmou que a instalação das bancadas, este ano com cerca de quatro mil lugares sentados, encontra-se na recta final, a iluminação já está instalada e que o som ficará pronto até o final da semana.

A novidade neste capítulo é a introdução de camarotes, como experiência-piloto, num espaço ao lado do Palácio do Povo, na Avenida Baltazar Lopes da Silva, uma iniciativa, confirmou a mesma fonte, tendente a “dar mais valor” ao Carnaval e mais uma forma de financiar o evento, desde que se consiga, no futuro, sintetizou, o “efeito multiplicador” da infra-estrutura.

Uma vez que o envolvimento do tecido empresarial no Carnaval de São Vicente é “ainda muito reduzido”, como pontuou Marco Bento, a ideia da LIGOC-SV é, no curto prazo, introduzir a rentabilidade do dia do desfile com os camarotes, cuja receita vai reverter-se a favor dos grupos.

Mas a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente, ciente de que a sustentabilidade é “o maior problema” que a festa do Entrudo enfrenta, já pensa, confirmou Marco Bento, numa organização do desfile em outros moldes.

“Há uma necessidade, não falo da construção de raiz de um sambódromo, mas pode ser a transformação de uma rua/avenida da cidade, com o mínimo de 900 metros em linha recta e capaz de receber entre 20 e 30 mil pessoas”, sugeriu a mesma fonte.

Da mesma forma, Marco Bento anunciou que a câmara de São Vicente já disponibilizou terreno para a construção de seis estaleiros para grupos oficiais e que, se as condições forem reunidas, 2024 poderá ser o ano do início das obras.

NN/ Infopress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.