Morro Branco: Inauguração da enfermaria e protocolo com HBS para responder aos anseios do Centro de Instrução Militar Zeca Santos

7/02/2024 14:56 - Modificado em 7/02/2024 15:38

As Forças Armadas de Cabo Verde anunciaram, para brevemente a inauguração da enfermaria, construída de raiz, no Centro de Instrução Militar Zeca Santos, em Morro Branco, São Vicente, e ainda a assinatura de um protocolo com o Hospital Baptista de Sousa (HBS) para responder aos anseios deste centro de instrução militar.

O anúncio foi feito no quadro das atividades comemorativas do patrono do Centro de Instrução Militar, Zeca Santos, 06 de fevereiro, pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), António Duarte Monteiro.

“A abertura da enfermaria, construída de raiz e equipada com os meios mínimos necessários para responder às necessidades desta escola de formação, onde passam anualmente cerca de 1.000 homens para receber treino militar, com o fim de honrar o seu dever constitucional”, anunciou.

Neste sentido, ainda para melhor aproveitar os serviços desta nova infraestrutura sanitária, os préstimos serão alargados à comunidade vizinha de Lazareto, materializando, conforme o CEMFA, parte da responsabilidade social da instituição castrense na colaboração nas tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e melhoria das condições de vida das populações.

E em breve, anunciou que vai ser assinado um protocolo de cooperação com o hospital Dr. Batista de Sousa, “oficializando e consolidando as boas relações institucionais já existentes, formando as sinergias sanitárias, para uma maior interação entre os nossos serviços de saúde, com foco na qualidade e maior abrangência dos serviços prestados aos usuários militares e civis”, apontou António Duarte Monteiro.

Sobre o dia do patrono, 6 de fevereiro, destacou a satisfação de presidir a cerimónia para assinalar o dia do Centro de Instrução Militar Morro Branco, onde, afirmou, “tudo começa na carreira de um militar”, cujo papel é decisivo na formação e preparação de rapazes e moças que servir em Cabo Verde através das fileiras das Forças Armadas. 

“A comemoração do dia do Centro de Instrução Militar Morro Branco é especial ao invocar o seu patrono, Zeca Santos, filho ilustre da nossa terra, jovem lutador pela liberdade da pátria, que, conforme o solene juramento confiado a Amílcar Cabral, dedicou a sua juventude à causa da libertação nacional, pela qual deu até a própria vida, para que hoje sejamos um país livre e independente”, descreveu António Duarte Monteiro.

“Um ilustre lutador de virtudes e coragem singulares, reconhecido pelos seus pares, razão pela qual viu o seu nome eternizado neste centro de treino militar, que deve sempre preservar e promover o seu legado, inspirando todos os que por aqui passam”, prosseguiu o Chefe das Forças Armadas.

Neste contexto, instou os membros efetivos das Forças Armadas, em particular os deste centro, a continuarem no caminho de melhoria contínua e elevação do índice de boa gestão, planeamento e organização da formação, e, ao mesmo tempo, melhorar a transmissão desses valores.

No que diz respeito às suas atribuições, como Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, alega que tem trabalhado incansavelmente, sem poupar esforços na resolução de todos os desafios relacionados com o pessoal.

“Neste capítulo desejável de nos referir às medidas consubstanciadas no Decreto n.º 18, de 2023, de 20 de junho, que aprova uma nova estrutura, organização e funcionamento das Forças Armadas, potenciando, entre outros, maior rigor e justiça na gestão de pessoal, abrindo caminhos para a resolução de pendências com os militares, que presta um serviço contratual e voluntário, que se arrastava há algum tempo, por um lado, e por outro, para desbloquear a carreira da praça, com promoções”.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.