Todo o efectivo do Comando Regional da PN vai garantir a segurança dos desfiles nos dia 24 e 25 de fevereiro

10/02/2020 00:58 - Modificado em 10/02/2020 00:58
| Comentários fechados em Todo o efectivo do Comando Regional da PN vai garantir a segurança dos desfiles nos dia 24 e 25 de fevereiro
Foto: Inforpress

O Comando Regional da Polícia Nacional de São Vicente vai contar ainda com o apoio das Forças Armadas, no dia do desfile do Samba Tropical e no dia do desfile Oficial, a 25 de Fevereiro.

Enquadrado no plano de operações da Polícia Nacinal em São Vicente, a ideia, conforme sublinhou em entrevista o  Comandante do Destacamento do Corpo de Intervenção e Unidade de Piquete, Madelino da Luz, é garantir que durante este período carnavalesco que termina a 01 de Março, com o enterro do carnaval pelos mandingas, uma vigilância constante, com foco na prevenção.

“Por ser uma festa popular com grande tradição e grande movimentação de pessoas pelas ruas e maior afluência aos locais de diversão nocturnas e ainda a realização de bailes de carnaval e devido a natureza deste evento, recomenda-se a adopção de medidas especiais face aos riscos que acarreta para a segurança pública”.

O Comando Regional, ciente das suas responsabilidades no garante e na manutenção da ordem e segurança pública elaborou um plano que está em vigor desde o dia 19 de janeiro, “Devido a probabilidade de alteração da ordem pública, desde dos desfiles dos mandingas, com ajuntamento de pessoas e a grande vulnerabilidade a roubos e furtos, a pessoas, residências e carros, e também ocorrências de acidentes por consumo excessivo de álcool, a operação visa garantir a segurança de todos os desfiles do Carnaval, inclusive na semana que antecede os desfiles oficiais”.

Garantir e intensificar acções preventivas e proactivas visando a redução de ocorrências criminais pois os seus impactos causam um maior alarme social e psicológico nas pessoas e consequente aumento de insegurança é o objectivo do plano da PN, que tem acompanhado, todos os domingos, os desfiles do mandingas, fazendo-os cumprir os itinerários e honorários, bem como os ensaios dos grupos e das pessoas que a eles assistem.

E ainda a realização de operações de stop com o intuito de criar a inibição da condução sob efeito de álcool. “Vamos fazer uma aposta forte nas acções de prevenção”, reitera.

No entanto, a maior foco deste plano da PN, segundo Madelino da Luz, é garantir a segurança de todos os desfiles do carnaval na semana que antecede os desfiles e principalmente nos dois desfiles dos dias 24 e 25.

O responsável policial, diz que a maior preocupação prende-se com os desfiles de segunda e terça-feira, em que as pessoas, por um longo período, ficam ausentes das suas casas para assistir a esses desfiles de carnaval. “Vamos manter o patrulhamento em todas as zonas de forma a garantir presença policial com foco nas residências para evitar crimes de roubos”. A operação teve início no dia 19 de Janeiro, com acompanhamento através da vigilância constante dos grupos dos mandingas, todos os domingos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.