Hospital Baptista de Sousa adota plano de atendimento para casos suspeitos de coronavírus

10/02/2020 00:16 - Modificado em 10/02/2020 00:16
| Comentários fechados em Hospital Baptista de Sousa adota plano de atendimento para casos suspeitos de coronavírus

Depois da Organização Mundial de Saúde (OMS), ter declarou a 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional devido ao 2019-nCoV, o coronavírus, com epicentro na cidade chinesa de Wuhan, e tendo este já sido detectado em diversos países do mundo, em Cabo Verde, embora não haja confirmação de casos de pessoas contaminadas pelo vírus, o Hospital central de São Vicente mobiliza-se para atuar da forma mais segura possível.

O Hospital central de São Vicente, no quadro de preparações implementadas pelas autoridades sanitárias do país, na prevenção do surto do novo coronavírus, já dispõe de uma área reservada, para acolher pacientes com suspeita de coronavírus. Neste momento o Hospital tem um departamento denominado de zona de alto risco e outra de zona intermédia, está preparado para receber mais de 16 pessoas, em caso de suspeitas desta doença.

Também com foco a prevenção da doença, que até este domingo causou mais de 900 mortos, na China, e que já chegou a mais 28 países de todo o mundo, a comissão de prevenção do coronavírus (2019-ncov), do Hospital Baptista de Sousa (HBS) em São Vicente, já capacitou todos os seus funcionários com a primeira sessão clínica sobre a prevenção da doença.

Nesta sessão os funcionários conheceram o plano de contingência do HBS e foi-lhes disponibilizado informações sobre o vírus, bem como chamar atenção para a prevenção da pandemia.

De recordar que nos últimos dias entraram em Cabo Verde mais de 20 cidadãos provenientes da China, entre estudantes cabo-verdianos e cidadãos chineses. Para breve prevê-se a chegada de mais cidadãos e estudantes a Cabo Verde, e mesmo que não venham da zona de risco em Wuhan, centro da epidemia, estas ficam em quarentena domiciliária e acompanhadas pelas autoridades, por um período de 14 dias. 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.