Constantino Cardoso segue como compositor oficial do Monte Sossego com “Genetica.cv” para o carnaval 2024

5/02/2024 15:56 - Modificado em 5/02/2024 15:56
Constantino Cardoso
@ You Tube Constantino Cardoso

Depois de “Fatcha Fatcha na Arena”, de 2020 e  Djôndjôn ca ta vergá”, de 2023, músicas vencedoras do carnaval de São Vicente, pelo grupo carnavalesco Monte Sossego, o compositor Constantino Cardoso traz este ano, o tema “Genetica.cv”, que acompanha o enredo com mesmo nome do grupo bi-campeão do carnaval de São Vicente.  

Uma música, que segundo o compositor dá continuidade ao enredo desenvolvido pelos carnavalescos João Brito e Valdir Brito, que vai ganhar corpo com 1500 foliões e 140 ritmistas.

Contudo, a ideia não é desvendar a nossa origem como povo, até porque isso já se sabe. A ideia, segundo Constantino Cardoso, é desvendar esta “raça”. Sabemos a nossa história, de onde vem. Mas a nossa forma de ser como povo, isso é único. E o enredo mostra isso e na composição não respondo, mas lanço a pergunta para cada um fazer a sua análise. “Má casta de raça é ess”.

Uma raça, que conforme o compositor mais premiado do carnaval de São Vicente, tem muita coisa boa e má. “Um povo resiliente que consegue reinventar em meio às dificuldades, levanta com os atropelos da vida e consegue fazer um carnaval bonito no meio da nossa pobreza”, salientou Cardoso que avança ainda, que as suas músicas sempre tentam criar um ambiente de festa.

Ou seja, defende que os tal como outros compositores trazem aquilo que as pessoas gostam. “Tenho duas partes do refrão que invoca a ilha de São Vicente. Diz assim: “Soncent Nha love bem dam kel vibe dess ilha, kel força ke pe no desfila ke tud euforia”. E no fim fazemos a pergunta para que o povo possa responder e que, ao mesmo tempo, cada um tenha a sua definição.

“E falamos sobre a terra de índio, que não tem medo de nada. E que o nosso nome é carnaval”. Lembrando que a zona de Monte Sossego é conhecida como a zona dos índios. No ano passado, para revalidar o título de campeão, levou para a Rua de Lisboa e anexos, o enredo “O povo das ilhas ainda quer um poema (diferente) para o povo das ilhas, onde fizeram, à sua maneira, uma releitura do poema de Onésimo Silveira.

Além de São Vicente, Constantino Cardoso compôs para outros grupos de outras ilhas, como é o caso, este ano de Samba Jó da cidade da Praia e no Sal Patche parloa”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.