A próxima edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) vai decorrer, novamente, em Janeiro/Fevereiro, de acordo com a decisão da Federação Camaronesa de Futebol.
Após a edição de 2019 que decorreu no Egipto entre 21 de Junho e 19 de Julho, as datas do próximo Campeonato Africano das Nações pareciam estar congeladas durante esse período do Verão ‘europeu’.
No entanto e segundo a versão oficial, tudo prende-se com «questões meteorológicas». A Federação camaronesa, citada pelas agências noticiosas daquele país, dá conta de que entre Janeiro e Fevereiro estarão reunidas melhores condições para a prática do futebol, ao contrário dos meses de Junho e Julho, uma altura do ano onde há muita chuva no país.
É mais uma mudança de datas que coincide também com a organização do Campeonato do Mundo dos clubes que a FIFA, organismo que gere o futebol mundial, decidiu agendar para os meses de Junho e Julho.
A Federação Camaronesa assume a sua preferência em organizar o torneio em Janeiro e Fevereiro, numa altura em que a prova se vai desenrolar a meio dos principais campeonatos europeus, onde actuam muitos jogadores africanos.
Recorde-se que em 2019, no Egipto, os dois países lusófonos presentes, Angola e a Guiné-Bissau, que foram eliminadas na fase de grupos.