Primeiro ministro reforça compromisso com o investimento em saneamento para garantir a saúde pública

19/04/2023 16:15 - Modificado em 19/04/2023 16:16

No âmbito do lançamento do Plano Estratégico de Cidades Saudáveis 2023-2027, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu que o plano tem como objetivo tornar os territórios cabo-verdianos mais saudáveis e acolhedores. A estratégia prevê a colaboração entre o governo, as câmaras municipais, organizações e cidadãos, em busca de cidades integralmente saudáveis e inclusivas.

O Plano Estratégico de Cidades Saudáveis tem como objetivo tornar as cidades cabo-verdianas mais saudáveis do ponto de vista do saneamento, do espaço, da saúde e do exercício físico. O projeto já está sendo implementado e tem como perspetiva de médio e longo prazo, uma orientação estratégica em termos de prioridades, conforme avançou o chefe do executivo.

Ulisses Correia e Silva destacou a importância da requalificação urbana e ambiental, assim como da criação de mais espaços livres para a cidadania e para as pessoas passearem. “Todo o apoio a nível da requalificação urbana e ambiental. É uma estratégia muito clara que vai envolver o governo, câmaras municipais, organizações, cidadãos”, disse o Primeiro-Ministro.

O PM diz estar ciente que ainda há muito trabalho a fazer para se conseguir ter “cidades integralmente saudáveis” e para isso, sublinhou, a que continuar a investir, por exemplo, na área do saneamento, pois ainda há algumas cidades que ainda se debatem com este problema.

Herménio Fernandes, presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), ressaltou que os municípios têm um papel importante no cumprimento das metas e que a estratégia visa tornar Cabo Verde um destino de qualidade para receber turistas e investimentos.

Apesar dos desafios, Fernandes assegurou que os municípios estão empenhados em cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030. “Independentemente dos cenários de crise que se vive no país, vamos continuar a trabalhar para que tenhamos em Cabo Verde territórios saudáveis e que tenham todas as condições para fazer isso”, afirmou.

Este responsável disse que o país já está bastante avançado, mas ainda “precisamos de mais investimentos, de mais esforços no sentido do seu cumprimento, mas eu estou seguro que estamos em bom caminho”, reforçou.

O plano conta com a participação de vários programas financeiros, como o Fundo do Ambiente, Fundo do Turismo, programa PRAA e o setor da saúde.

O evento aconteceu numa parceria tripartida entre o Governo de Cabo Verde, a Organização Mundial de Saúde e a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.