Nova designação será usada já em maio no Festival Eurovisão, numa alteração implementada oficialmente em 2020.
O governo holandês vai oficialmente deixar de utilizar o termo Holanda para designar o país e começar a utilizar apenas o seu nome oficial, Países Baixos.
A intenção do governo é promover um rebranding da sua imagem a nível internacional, que frequentemente associa o nome Holanda ao Red Light District, por exemplo, ou ao uso recreativo de drogas.
Recorde-se, por outro lado, que o termo Holanda é uma referência a duas das 12 províncias do país: Holanda do Norte e Holanda do Sul. A designação começou a vulgarizar-se como definição do conjunto de províncias que compõe os Países Baixos.
A mudança do nome já tinha sido anunciada anteriormente mas só se torna oficial agora, em 2020, depois de alcançados os devidos acordos com os setores empresarial e de turismo, por exemplo.
Desta forma, de acordo com o Guardian, o próximo Festival Eurovisão da Canção, que se realizará em maio em Roterdão, já terá como marca oficial o nome Países Baixos, assim como os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam a 24 de julho deste ano.
A seleção nacional, conhecida como a ‘laranja mecânica’, também passará a ser conhecida como Países Baixos.
Por Notícias ao Minuto