Três dos principais elementos da organização do Festival de Cinema “AFRIKAMERA, cinema actual da África” vistam Cabo Verde de 15 a 20 de Dezembro de 2019. São eles, o Director Conceitual e Artístico do festival, a Directora Financeira e Gestora de Projectos e ainda o responsável pela comunicação do festival.
O propósito da referida visita, segundo a produtora “KorikaxoruFilms”, é estabelecer contacto com jovens cineastas cabo-verdianos e festivais de cinema cabo-verdianos, ministrar workshops, estudar a possibilidade de realizar uma residência de escrita em Cabo Verde e estabelecer parcerias e colaborações entre Cabo Verde e o festival.
“AFRIKAMERA” é um festival que já vai na sua 12ª edição e que acontece todos os anos na cidade de Berlim, apresenta ao público a enorme diversidade do continente africano, colocando o foco noutros aspectos que não apenas nos problemas “típicos”, como violência, morte e desastres naturais.
“Essas imagens e opiniões de estereótipos sobre o continente serão contrastadas pelas diversas facetas da vida quotidiana atual na África, assim tornadas perceptíveis para o cinéfilo”, escreve a produtora, que diz ainda que o festival é visto como uma nova plataforma permanente para o diálogo entre cineastas africanos e o público europeu, e como um local de intercâmbio entre cineastas, produtores e distribuidores.
Para isso, a AFRIKAMERA coopera com os festivais de cinema africanos de Marrakesh e Durban.
Uma equipa de organizadores deste festival visitará a cidade da Praia na semana de 15 a 20 de Dezembro, constituída por três dos elementos fundamentais na organização e gestão desse evento. Alex Moussa Sawadogo, o Director Conceitual e Artísticodo festival, a Directora Financeira e Gestora de Projectos, Uta Rugnere ainda Florian Wachinger – Responsável pela Comunicação