Cabo Verde Ocean Week arranca hoje no Mindelo

25/11/2019 01:18 - Modificado em 25/11/2019 01:19
| Comentários fechados em Cabo Verde Ocean Week arranca hoje no Mindelo

Com foco na temática dos mares e sob o lema “A nossa riqueza natural” a Cabo Verde Ocean Week (CVOW), que já vai na segunda edição, inicia-se esta segunda-feira, 25, em Mindelo, com a presença de personalidade de 12 países e reserva atividades variadas. O ato da abertura oficial será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Este evento tem, segundo a organização, como objetivo elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a essência, a importância e a sustentabilidade dos oceanos, visando criar uma cultura voltada para a preservação e conservação da saúde do mar e explorar de forma sustentável os recursos marinhos nos mares sob a jurisdição de Cabo Verde.

Durante esta semana Mindelo será palco de uma programação variada que abarca painéis e conferências, atividades desportivas, culturais e atividades com pescadores, desenvolvidas nas zonas piscatórias e a inauguração da Feira Expomar.

De acordo com a programação, o dia 26 contempla uma conferência ministerial no hangar do Centro Oceanográfico do Mindelo, sendo que na Academia Jotamonte serão debatidos os temas “Governança e monitorização dos oceanos/ políticas de promoção para a sustentabilidade ambiental” e “Infraestruturas portuárias e o mercado internacional: Perspetivas”.

Já no dia seguinte, 27, a Cabo Verde Ocean Week, reserva a discussão do tema “Economia Azul-perspetivas e desenvolvimento” no qual haverá painéis como “O caso das ilhas Seychelles” as formas de “Capitalizar as oportunidades da Economia Azul” e ainda dos “Desafios da Economia Azul”.

“Desafios das ciências do mar” no qual serão debatidos dois subtemas “formação e investigação aplicada” e “Oceanos: desenvolvimento tecnológico e biotecnológico” estão reservadas para a quinta-feira, 28.

No último dia do evento, agendado para 29 do corrente mês, será debatido o tema “Segurança, proteção marítima e desenvolvimento sustentável” no qual estará em discussão o painel “Adminstracão, segurança e proteção marítima nacional”.

Apresentação de projetos sobre reciclagem e poluição marinha, palestra sobre educação e sensibilização ambiental, intercâmbio entre pescadores de Salamansa, São Pedro, Calhau e Mindelo, e ainda conversas sobre o mar e os oceanos, são atividades que vão decorrer paralelamente.

Inseridas na parte cultural, várias escolas do centro da cidade e nas zonas piscatórias, serão agraciadas com espetáculos de música e cinema.

Por fim, na parte desportiva insere-se competições de futebol de praia, andebol, voleibol entres escolas secundárias, na praia da Laginha, lançamento de papagaios recicláveis e atividades de onda humana com alunos do ensino básico.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.