Cabo Verde: 12% das adolescentes dos 15 aos 19 anos já tiveram pelo menos uma gravidez

25/11/2019 00:46 - Modificado em 25/11/2019 00:46
| Comentários fechados em Cabo Verde: 12% das adolescentes dos 15 aos 19 anos já tiveram pelo menos uma gravidez

Os dados foram avançados pela Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (Verdefam). Esta assegura que cerca de 12 % das adolescentes, dos 15 aos 19 anos já tiveram, pelo menos uma gravidez.

O presidente da Verdefam, Francisco Tavares, diz que foco da Associação continua a ser a saúde reprodutiva, com ênfase nos adolescentes.

“O nosso foco é essencialmente para adolescentes, mas também para a saúde sexual reprodutiva das mulheres e, muito especialmente, com aqueles grupos de maiores riscos e que têm menos acesso, nomeadamente a população deficiente e os doentes mentais”.

Segundo o responsável, em 2018, a instituição que dirige realizou no âmbito do planeamento familiar, cerca de 10.600 exames e efectuou cerca de 13.300 acções de planeamento familiar, oito mil e duzentas consultas e, através dos postos móveis, fez cerca de três mil e oitocentos testes de HIV.

Na sua perspectiva, é preciso trabalhar mais para que se possa, “cada vez mais”, viver livre do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

“Nós temos ainda uma prevalência de 0.6%, que aumentou no seio das mulheres. Importa dizer também que se está a reduzir a prevalência contraceptiva entre as mulheres que vivem em união”, afirmou, acrescentando que é “cada vez menor” a proporção de mulheres em união que não desejam ter mais filhos.

A Verdefam está presente em quase todas as ilhas de Cabo Verde, com centros de prestação de serviços, clínicas e postos móveis.

Estes dados foram apresentados este fim de semana, à margem de uma assembleia-geral organizada pela Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (Verdefam), para apreciação e deliberação sobre os relatórios de actividades e contas de exercício de 2018.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.