Polícia britânica detém em Heathrow suspeito de terrorismo na Síria

14/11/2019 16:50 - Modificado em 14/11/2019 16:50
| Comentários fechados em Polícia britânica detém em Heathrow suspeito de terrorismo na Síria

A polícia antiterrorista britânica deteve hoje um homem de 26 anos que chegou ao aeroporto londrino de Heathrow num voo proveniente da Turquia, horas depois de Ancara ter anunciado o repatriamento de um ‘jihadista’ britânico.

A detenção foi realizada pelo comando de contra terrorismo do Reino Unido, por suspeita de crimes terroristas “relacionados com a Síria”.

A Turquia, que na segunda-feira começou a repatriar estrangeiros que combateram nas fileiras do grupo extremista Estado Islâmico na Síria, anunciou hoje o repatriamento de sete cidadãos da Alemanha e um do Reino Unido.

O anúncio foi feito pelo Ministério do Interior turco, que não identificou os suspeitos.

O Reino Unido é um dos países que revogou a cidadania dos seus nacionais identificados como membros do grupo ‘jihadista’, numa tentativa de impedi-los de regressar.

Desde 2010, segundo a imprensa britânica, Londres retirou a cidadania a mais de 100 pessoas por alegadas ligações ao grupo extremista Estado Islâmico, à Al-Qaida, às milícias al-Shabab e a outros grupos terroristas.

A Turquia não explicou como vai repatriar os cidadãos de países que recusam recebê-los, os quais, regra geral, exigem listas de passageiros de todos os voos, comerciais ou militares, para autorizar a entrada no seu espaço aéreo.

Por Lusa

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.