A ilha de São Vicente tem cerca de 2000 diabéticos

10/11/2019 23:09 - Modificado em 10/11/2019 23:09

A ilha de São Vicente regista neste momento, segundo dados oficiais da Delegacia de Saúde de São Vicente, avançados pela presidente da Associação de Diabetes de São Vicente, cerca de dois mil casos.

A informação foi avançada neste domingo, 10 Novembro, durante a caminhada para assinalar o dia Mundial do Diabético, que se assinala a 14 de Novembro.

Uma actividade enquadrada na programação comemorativa do dia Mundial da Diabetes. A ideia da caminhada consiste em chamar a atenção da população para a continuar a apostar na prevenção e reforçar a acção de sensibilização para que a população faça o despiste e siga o tratamento.

Durante o trajecto que teve passagem por algumas zonas da ilha, Carla Guiomar avança que o ano de 2019 confirma a tendência decrescente do número de novos casos de diabetes.

A responsável dos serviços de doenças crónicas da Delegacia de Saúde de São Vicente, diz que é preciso que haja uma mudança de atitude de um estilo de vida saudável. “A ideia de só mais um doce é perigosa, alerta a médica que alega que este tipo de pensamento de que apenas mais um não faz mal é prejudicial a saúde. E que as mulheres, as afectadas pela diabetes devem reforçar o controlo para a prevenção da doença, para que haja redução.

Carla Guiomar também chama atenção da família no controlo e prevenção da doença e reconhece que deve-se reforçar os cuidados com os idosos diabéticos.

O Dia Mundial da Diabetes, que se celebra na próxima quinta-feira, 14 Novembro, a presidente da Associação dos Diabéticos de São Vicente, a médica Carla Guiomar, diz que por se tratar de uma doença crónica a tendência é que a cada ano vai aumentando o número de casos.

Por isso, defende que a população deve ter consciência da importância de fazer o despiste. “Para quem não desenvolveu a diabetes, a recomendação vai no sentido de fazer uma consulta de rastreio regularmente e, para as pessoas já diagnosticadas, aconselhamos a fazer o controlo regular, tomar os medicamentos prescritos e praticar um estilo de vida saudável”.

Recorde-se que desde 1991 que o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde como dia Mundial da Diabetes. O objectivo é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes e travar o crescimento desta doença.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.