Bruma seca volta a condicionar voos em Cabo Verde – São Vicente com vários voos desviados 

25/01/2024 17:20 - Modificado em 25/01/2024 17:20

Em comunicado a Cabo Verde Airports, informou que devido a estas condições que está a assolar o praticamente todo o território nacional está a causar vários constrangimentos no tráfego aéreo inter ilhas. Os voos da TUI Amsterdam- Mindelo e da Boa Vista foram desviados para a ilha do sal.

A bruma seca voltou a condicionar os voos em Cabo Verde. Os voos com destino a ilha de São Vicente, por exemplo, foram desviados devido a impossibilidade de aterrarem no Aeroporto Internacional Cesária Évora, o que causou vários constrangimentos aos envolvidos, já que não puderam ser efetuados devido à poeira que reduziu substancialmente a visibilidade.

A companhia aérea Portuguesa TAP  com destino a São Vicente, devido às condições meteorológicas previstas para hoje e por não haver equipamentos para aterragem nessas condições, foi desviado para a cidade da Praia. 

A situação levantou, aliás voltou a levantar um intenso debate nas redes sociais sobre a questão de visibilidade no AICE, que há anos vem sendo prometido, o “miraculoso” aparelho para poder funcionar em pleno.

“Pensei que o Aeroporto Internacional Cesária Évora já dispunha do sistema de aterragem via satélite em períodos de bruma seca” e que este descaso em resolver o problema de iluminação e dispositivo para aterragem e decolagem na situações de tempo adversas é proposital e que pode desencorajar investidores de fazer seus investimentos na zona norte do país e assim desviar para lado sul.

Com isso, afirmam que a zona norte fica enterrada neste marasmo por muitos anos. “O aeroporto de São Vicente precisa urgentemente de iluminação apropriada”.

Outros defendem que um país como Cabo Verde que se diz pobre não pode se dar ao luxo de perder tantos recursos que muito ajudariam no desenvolvimento econômico e social do nosso país.

Nas redes sociais, os internautas dizem que isto está a ficar “ridículo” e que talvez os novos operadores não achem muito atraente este destino dá ” meia volta” e apontam o dedo ao governo, que segundo dizem, divulgam os números de passageiros das estatísticas, e “tapam o sol com a peneira, e assim vão deitando areia nos olhos dos sanvicentinos.

As informações meteorológicas  hoje mostram “visibilidade má ou muito má”, devido à bruma seca, e as “operações nos aeroportos podem estar condicionadas”, como é o caso de São Vicente.

Nas suas previsões para hoje, o INMG deu conta que o céu estará “pouco ou parcialmente nublado”, com “visibilidade má” e reduzindo-se a “muito má” durante o dia “devido à bruma seca”.

A bruma seca é uma tempestade de poeira proveniente do deserto do Saara, habitual em vários períodos do ano em Cabo Verde, e que em regra dura vários dias.

A última vez que a nuvem de poeira cobriu o arquipélago foi em dezembro, com o INMG a alertar, na altura, para “níveis elevados de partículas inaláveis” que podiam causar problemas de saúde.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.