Mural de Topad: O retrato é uma obra itinerante que pode ser exposto em qualquer lugar

27/10/2019 23:42 - Modificado em 27/10/2019 23:42
| Comentários fechados em Mural de Topad: O retrato é uma obra itinerante que pode ser exposto em qualquer lugar

Inaugurado este fim-de-semana, no Mindelo, na presença de familiares e amigos, o Mural de Topad, na Rua da Praia em São Vicente, é mais do que um simples retrato, é uma forma de homenagear o navegador sanvicentino pelo contributo que deu em prol da sua ilha e pelo nome do país em geral. O facto desta obra de arte ser itinerante acaba também por ser uma homenagem aquilo que foi a sua vida.

O retrato, deste lobo do mar, ou navegador solitário como era conhecido, está desenhado exatamente no local onde, António da Cruz, Topad, passou parte da sua infância e de onde “deu o salto” para a Europa.

Para o seu autor, o artista português Pedro Albuquerque, a obra é para celebrar o Topad e que o primeiro desafio, facto de ser o primeiro trabalho mural, um terreno desconhecido e pela degradação do portão, que teve que receber uma remodelação e por ser feito num local muito movimentado, condicionou muito a execução do trabalho, mas valeu a pena o resultado final. “Consegui um resultado que se aproxima muito daquilo que é o meu trabalho de tema”.

A possibilidade de ser algo amovível e viajar para outros sítios, é uma metáfora por aquilo que era a sua vida de alguém que não parava muito no mesmo sitio e que estava sempre a viajar. Ser itinerante acaba por ser uma feliz ideia que quem a teve.

Diz ter sido muito gratificante a realização da obra e que tem recebido um feedback positivo que mostra que as pessoas tem gostado muito. “Para mim é uma honra ter homenageado o Topad, mas também por ter uma obra minha em São Vicente, uma ilha onde estou pela primeira vez.”, declarou o pintor que tem apreciado a sua estadia em Cabo Verde.

Augusto Neves que testemunhou o acto, destaca a importância da obra feita na Rua de Praia, local onde Topad passou boa parte da sua infância. “Não poderíamos ter um lugar melhor para homenagear Topad, por tudo que fez em prol de São Vicente”.

O mural do velejador solitário que conquistou prestigio mundial, tendo atravessado o oceano Atlântico 35 vezes é uma iniciativa da Kriol Ideias, em parceria com a Ocean Week.

Elvis Carvalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.