UCID quer saber do governo quais as políticas para dar resposta às problemáticas no sistema de saúde do país

23/01/2024 14:24 - Modificado em 23/01/2024 14:24

Para esta segunda sessão parlamentar de Janeiro, cujo debate com o Primeiro-ministro, será o ponto alto e o tema é “Saúde e desenvolvimento” proposto pelo governo, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática quer saber quais são as políticas deste executivo em relação aos cuidados primários, a prevenção, programas educativos no sentido de chamar atenção a todos sobre a saúde.

A deputada nacional Dora Pires, avançou que desde 2000, a ONU, em Resoluções, e a OMS, em programas de apoio, têm definido objetivos programáticos e intervenções globais para um mundo melhor para todos.

Contudo, considera a parlamentar que em Cabo Verde a perceção geral, a despeito das melhorias no sistema de saúde, “não estamos a evoluir e acompanhar as mudanças, pois neste momento passamos a ter patologias antes nunca vividas e que os sistemas de saúde encontra timidamente preparado enfrentá-las”.

E considera que a abordagem das doenças não-transmissíveis, não tem sido das melhores, principalmente das doenças cardiovasculares, do câncer, da diabetes, das doenças respiratórias crónicas e doenças autoimune vêm aumentando, e principalmente com a  escassez de alguns medicamentos no mercado a situação acaba por agravar.

Por outro lado diz que as desigualdades nos cuidados de saúde relativamente às classes sociais mais baixas acabam por sofrer ma

Tendo em conta o atual cenário da saúde, Dora quer saber do primeiro-ministro, quais são as políticas deste governo em relação aos cuidados primários, a prevenção, programas educativos no sentido de chamar atenção a todos sobre a saúde. “Não se pode falar de saúde depois de perdê-la”, atirou.

Neste sentido, que quer saber o que tem feito o governo para pôr cobro à falta de medicamentos no mercado, situação preocupante principalmente para os doentes crónicos?

E volta a trazer a tona a questão da falta do aparelho de TAC e de ressonância magnética no Hospital Batista de Sousa, em São Vicente, que muita falta deixa no diagnóstico das doenças, que neste momento afetam a população pois estamos com mudança epidemiológicas das doenças, doenças consideradas europeias mas que estão presentes neste-

“Será que não é tempo de termos o hospital Batista de Sousa bem apetrechada com os mesmos aparelhos e condições do hospital Agostinho Neto para dar resposta a zona norte”, questionou a deputada que deseja que todas as obras iniciadas, tais como ambulatório, a maternidade e o centro de saúde de Monte Sossego cheguem ao fim em breve para o bem da população.

Ainda durante a sessão parlamentar desta semana, que arranca na quarta-feira, 24 de janeiro, estão em paula a aprovação da proposta de lei que cria o Sistema de Informação de Justiça, e aprova o novo regime jurídico geral de tramitação eletrónica de processos nas instituições abrangidas e procede à terceira alteração ao Código do Processo Civil. (Votação Final Global).

Ainda a proposta de Lei que Regula a utilização de meios técnicos de controlo à distância ou vigilância electrónica de arguidos ou condenados e procede à quarta alteração ao Código de Processo Penal, aprovado pelo Decreto- Legislativo n.º 2/2005, de 7 de fevereiro (Votação Final Global);

Também em pauta, a proposta de Lei que procede à primeira alteração à Lei n.º 33/X/2023, de 22 de agosto, que define as condições de atribuição, aquisição, perda e reaquisição da nacionalidade cabo-verdiana. (Discussão na Generalidade e Especialidade), entre outros.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.