Joaquim Jaime Monteiro ou Jack Monteiro, 79 anos, combatente da liberdade da pátria, natural de Coculi, ilha de Santo Antão, perfila-se como primeiro candidato a manifestar publicamente a sua candidatura às eleições presidenciais.
Nascido a 21 de agosto de 1940, Joaquim Jaime Monteiro, assumiu a sua disponibilidade de se candidatar às presidenciais de 2021, afirmando que se sente capaz de dar o seu contributo, com foco na planificação e projeção do país.
Monteiro fez o anúncio da sua recandidatura em declarações à Rádio Pública, onde afirmou que a sua vida sempre foi dedicada ao povo. Primeiramente na luta de libertação de Cabo Verde e, desta feita porque ainda se sente capaz e suficiente de dar um contributo que será o de planificar e projetar Cabo Verde.
“Será uma presidência do povo cabo-verdiano para o povo cabo-verdiano e distante dos partidos políticos, porque os partidos ao apoiarem as candidaturas presidenciais estão ferindo abusivamente a nossa constituição e esta deve ser respeitada” salientou.
A sua principal proposta é melhorar a imagem interna a externa do país e se vencer as eleições promete projetar Cabo Verde a nível social e económico.
De recordar que na sua primeira corrida presidencial, disputada em 2011, Joaquim Jaime Monteiro obteve 2.958 votos correspondentes a 1,84 por cento dos votos válidos.
Já na segunda participação nas eleições presidenciais, em 2016, juntamente com Jorge Carlos Fonseca, vencedor com 74,09% dos votos, Joaquim Monteiro conseguiu 3,41% de votos, ficando atrás de Albertino Graça que obteve 22,51%.