Boa Vista: Processo de enterro dos golfinhos que morreram encalhados na praia de Altar poderá ficar concluído nesta sexta-feira

27/09/2019 16:41 - Modificado em 27/09/2019 17:02

A maioria dos 136 golfinhos que morreram encalhados, na quarta-feira, 25, na praia de Altar, ilha da Boa Vista, já foram enterrados, antevendo-se que todo o processo seja finalizado hoje, avançou, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Xisto Baptista.

Xisto Baptista afirmou a Rádio Pública, que na quarta-feira, devido às condições do local e da quantidade dos golfinhos só foi possível enterrar aproximadamente 20. Já na quinta-feira, o trabalho foi “mais árduo” e que boa parte foi sepultada, estando previsto hoje a conclusão de todo o processo.

“Ontem, a retroescavadora, juntamente com duas moto4, retiraram os golfinhos da praia, sendo colocados num lugar mais seguro. Mas devido a uma avaria não foi possível enterrá-los todos, mas hoje mobilizamos uma nova máquina, acreditando que até à tarde todo o trabalho será finalizado”, sublinhou o delegado, citado pela mesma fonte.

O delegado do MAA revela que foi possível constatar no terreno, que alguns golfinhos estavam cortados, presumindo que alguma quantidade da carne foi levada por algum munícipe, daí que alerta a população para não consumi-la, sendo que não se sabe qual a causa da morte.

Para uma possível análise ao que esteja por detrás da morte desta espécie marinha, o delegado, revela que chegam à Boa Vista, no dia 09 de Outubro, três técnicos do Instituto Universitário de Sanidade Animal da Universidade de Las Palmas Gran Canárias, para proceder a realização da necrópsia de 4 golfinhos que estão guardados na câmara fria.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.