Proprietários de máquinas devem ser multados por apanha ilegal de areia na praia de João Évora

26/09/2019 15:16 - Modificado em 26/09/2019 15:16

O capitão dos portos Aguinaldo Lima, assegurou, que os proprietários de dois camiões e uma retroescavadora devem ser multados nos próximos dias por apanha ilegal de areia numa das dunas da praia de João Évora (Jon d´Ébra). 

Em declarações prestadas à Agência Cabo-verdiana de Notícias, o capitão dos portos, salientou que estas três viaturas, foram apanhadas em “flagrante delito” e autuadas, na última semana, pela Polícia Marítima, no âmbito de uma fiscalização regular a esta praia da periferia de São Vicente.

Aguinaldo Lima avançou à mesma fonte que, neste momento, já estão notificados tanto os condutores como os proprietários dos camiões e da escavadora, que devem conhecer a multa aplicada no decorrer dos próximos dias.

 “Vamos aplicar a coima sim, mas ainda está a decorrer o processo para se decidir o montante a ser pago”, explicou este responsável, adiantando que têm que “analisar caso a caso” reiterou Aguinaldo Lima.

No entanto, ajuntou, os donos destas viaturas incorrem a pagar uma multa que vai dos 50 aos 300 contos, caso for propriedade individual, e de 300 a 4.000 contos, caso forem empresas.

O mesmo processo corre os seus trâmites junto à Direcção Nacional do Ambiente, uma vez que a praia de João Évora (Jon d´Ebra) é considerada como Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI), assegurou o delegado do Ambiente em São Vicente, Vitorino Silva.

Entretanto, mesmo sendo João Évora uma zona interdita à apanha de areia que, em São Vicente só é permitida na zona de Lazareto, a praia tem sido, segundo disse à Inforpress o comandante Regional da Polícia Marítima, Pedro Lopes, “usada clandestinamente” para este fim e já provocou “uma certa derrapagem” de uma das dunas.

Conforme este responsável, antes deste caso da última semana, já tinha sido apreendido um outro camião que vinha com inertes daquela zona.Na sequência das apreensões, ajuntou, a areia foi doada à Câmara Municipal de São Vicente.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.