Solange Cesarovna: “Tenho a firme convicção que a morna vai ser consagrada Património Cultural Imaterial da Humanidade”

24/09/2019 12:43 - Modificado em 24/09/2019 12:43
| Comentários fechados em Solange Cesarovna: “Tenho a firme convicção que a morna vai ser consagrada Património Cultural Imaterial da Humanidade”

A próxima reunião do Comité do Património Cultural Imaterial da Unesco, a realizar na Colômbia, em dezembro, é de expectativa e que seja a da consagração da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Por isso, a artista e presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, diz que este é o momento de salvaguarda da candidatura. “Um momento que todo Cabo Verde tem de mostrar que a morna está viva e como vive. Que está viva em palcos de concertos consagrados, nas tocatinas em família e fim de semanas. Na ligação que Cabo Verde tem com o sector turístico que apresenta o país, como o país da Morna, nas escolas como é ensinada por professores, na cultura”, refere Solange Cesarovna que defende que os jovens devem cantar a morna, o que simboliza o apoio e mostrar que ela apaixona todas as gerações.

Declarações feitas em São Vicente, onde a artista que canta Eugénio Tavares, lança o convite aos jovens a cantar e que ousam compor mornas para que possam contribuir na transmissão de valores e sentimento, porque ela é algo “sublime e merecedora da união de gerações”

Questionada sobre a candidatura, a presidente da SCM diz que desde o primeiro instante a sociedade apoiou a candidatura da morna. “Estamos todos unidos à volta desta candidatura, porque se ela já é um património nacional, internacionalizado por grandes nomes da música como Cesária Évora, Ildo Lobo, Tito Paris, entre outros, a sua consagração irá fazer com que o país seja mais promovida e também conseguir um maior mercado internacional, assim como outros géneros, como o Fado, o Tango e o Regage que depois de consagrados património mundial, o mercado internacional voltou-se, ainda mais, para estes géneros musicais.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.