Arrancou a Semana da Morna na ilha da Boa Vista

23/09/2019 00:39 - Modificado em 23/09/2019 00:39
| Comentários fechados em Arrancou a Semana da Morna na ilha da Boa Vista
Créditos: alamy stock photo

Arrancou no dia 21 de setembro, na ilha da Boa Vista, mais uma edição da Semana da Morna, edição esta que será “especial” segundo o Presidente da Associação de Músicos da Boa Vista, Manuel Brito, alimentando a esperança de que a morna possa vir a tornar-se Património Imaterial da Humanidade.

“Estamos a fazer a nossa parte para dar o maior contributo possível para que a morna seja elevada a Património Imaterial da Humanidade” declarou Manuel Brito, à Inforpress, depois de uma noite de serenata que marcou o início da Semana da Morna na ilha.

O presidente da Associação de Músicos da Boa Vista defende que o evento será relevante para a ilha das Dunas, sendo que se está a falar teoricamente do berço da Morna.

A ideia é a de reviver e relembrar a tradição das serenatas de antigamente.

“Este ano iremos homenagear Serapião António Oliveira, uma grande figura desta ilha, que se destaca em vários domínios, nomeadamente na cultura, sendo considerado um dos compositores vivos mais velho de Cabo Verde”, salientou Brito.

O local escolhido para essa homenagem é a “Praia d’Diante”, agendado para sábado, 28, penúltimo dia da Semana da Morna.

O evento contará com a um variado leque de artistas da ilha, como Ti Paz, Hironda de Povoação Velha, João de Albana, Nhô Zezinho, João Magala, Djedje de Nha Tereza e o violinista Noel Fortes, um dos fundadores da Associação de Músicos de Boa Vista, que permaneceu por dois mandatos na direção da Associação.

Para os dois dias últimos da Semana da Morna, actuam Yolanda, Debora, Lady Diana, Vacy Chantre, Robi, Cipi, Daisy Tavares, Joana Évora, Dóris Vieira, Tchilao, Djugano, Bonifacio Oliveira, Gaby, Lígia e Maria Ramos, Luísa Pinto, Eulina, Calu de São Vicente, Tino, Romeu, Tibo Évora e Pidrinho, Kaka de Rabil e Anastácio Pinto.

“Tudo leva a crer que teremos uma boa edição da Semana da Morna. Queremos levar alegria às pessoas, embora a morna às vezes traga alegria, outras vezes tristeza”, frisou Manuel Brito.

No decorrer da Semana de Morna serão realizadas várias actividades, desde palestra, serenatas, visitas, e uma serenata aos passageiros no aeroporto Aristides Pereira.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.